sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Desafios do Sermão do Monte

Na sequência da leitura do Sermão do Monte, dos versículos 27 a 43, duas coisas me chamaram a atenção. A respeito do adultério, o Senhor Jesus disse: "Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração". Ele afirma que aquele que "olha" e deseja" alguém com intenção impura já está adulterando. Pra mim, isto significa aceitar a sugestão da mente, dos pensamentos, como se fosse algo normal. Sobre isso, há uma frase atribuída a Lutero que diz: "eu não posso impedir que um passarinho voe sobre a minha cabeça, mas posso impedir que faça ninho"! Este é um perigo ao qual o mundanismo, a aceitação dos padrões do mundo pode nos expor.
Quanto a jurar, Ele diz: “Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno". O que fica claro é que se nadam nem céu, nem terram nem Jerusalém, nem a minha própria cabeça pertencem a mim, nenhum deles pode ser meu fiador, minha garantia de que o que digo é a verdade. Devo afirmar ou negar alguma coisa apenas com base na minha responsabilidade diante de Deus!
Para finalizar, me vem a lembrança de que ser cristão é andar acima do aparentemente normal, é viver uma vida mais excelente, porque não basta viver como a maioria vive; é preciso transcender. Creio que é isso que Jesus propõe aos seus discípulos.
Em suma, precisamos viver uma vida acima dos padrões de pensamento do mundo, acima da normalidade do modo de falar e da justiça considerada pela maioria! Uma vida como filhos do Pai celestial na rotina da vida diária.

Nenhum comentário: