quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Grandes coisas!


Quantos de nós aqui, nunca passamos por momentos difíceis, onde os problemas pareciam não ter solução?
Mas quantos de nós também diante destes momentos difíceis não experimentamos a mão poderosa do Senhor agindo em nosso favor?
Que alegria sentimos, ao ver que Deus agiu por nós, que Ele nos abençoou e nos concedeu a vitória!

 Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.
Sl. 126:3

Este texto, de forma muito clara e inconfundível, nos traz ensinos importantíssimos para a vida de cada servo ou serva de Deus hoje.

Ele nos ensina sobre AS REALIZAÇÕS DO SENHOR.
Grandes coisas fez o Senhor...”.
O Deus no qual cremos é um Deus de grandes realizações.  Basta ler as Escrituras para sermos impactados, com tantas e poderosas realizações do Pai celestial ao longo da história.
Neste texto, especificamente, há grande ênfase em divulgar as grandes realizações do senhor.
Ele trouxe o povo de Israel do exílio. Depois de um período difícil do cativeiro babilônico, Deus os abençoou e os fez voltar. Restaurou a sorte deles (126:1).
No exílio, muitos já não tinham mais nenhuma esperança de mudanças. Mas o Senhor agiu e restaurou. Derramou perdão.  Deus ajudou seus filhos e filhas!
Ele consolou o Seu povo, que ficou profundamente grato, por tanto amor derramado!
Pare um pouco diante deste versículo e pense nas grandes realizações do Senhor em sua vida. Fique em silêncio diante Dele em meditação por alguns momentos. Pense no que Deus já fez em sua vida.
Você tem parado frequentemente para meditar nos feitos de Deus nas mais variadas áreas de sua vida?

Outro ensino importante que este texto nos traz é sobre A ATITUDE DE RECONHECIMENTO  
“Grandes coisas fez o Senhor por nós”.
Reconhecimento com gratidão. Que atitude linda! Foi o Senhor quem fez.
Ele foi o responsável por tão grandes, impactantes e transformadoras realizações. Foi graça de Suas mãos.
Na Bíblia, há vários exemplos de reconhecimento de servos e servas, pelos feitos de Deus: Samuel, convictamente disse: Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm. 7:12).
Maria, mãe de Jesus declarou: Minha alma engrandece ao Senhor... O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador... O poderoso me fez grandes coisas. Santo é o Seu nome”. (Lc. 1:46-49).
Mas nem todos reconhecem os feitos de Deus. A Bíblia fala que Jesus certa vez curou dez leprosos. Era uma doença grave que as afastava do convívio social, mas a graça de Deus as alcançou. O Senhor fez por eles o que ninguém tinha condições de fazer.
Grandes coisas fez o Senhor por eles. Mas a maioria não reconheceu a grandeza e a majestade do “abençoador”. Nove deles não voltaram nem mesmo para dizer “muito obrigado”.
Somente um voltou para agradecer. Quebrantado e grato ele adorou a Jesus.

O texto do salmo mostra este reconhecimento dos servos de Deus naqueles dias.
Você tem reconhecido que é Deus quem tem grandes coisas em sua vida?

E um terceiro ensino que este texto nos traz é sobre A RENOVAÇÃO DA ALEGRIA.
“Por isso estamos alegres”.
Os feitos de Deus os encheram de alegria! O riso voltou aos lábios e, também trouxe cânticos. (126:2). Era a bênção da alegria de louvar. Isto não acontecia no exílio, conforme diz o Salmo 137.
Lá havia lágrimas. Agora, de volta ao lar, voltaram a cantar.
A razão da alegria foi explicada em alto e bom som: O Senhor tem feito grandes coisas por nós. É isto que nos faz cantar”. Trata-se de uma alegria viva e contagiante, que tocou muitos corações naqueles dias e até hoje nos emociona.
Pelo testemunho da Palavra de Deus, esta alegria é divulgada, para a edificação de vidas em todo o mundo. O exílio havia roubado a alegria do povo de Deus, mas o Senhor a devolveu.
Muitas vezes as lutas da vida querem nos tirar a alegria.
Perseguições, privações, pressões e problemas querem nos assaltar e arrancar a grande alegria de ir à casa do Senhor (Sl 122:1), de contribuir, de viver cada dia, de conviver com os irmãos e de servir a Deus de todo coração (Sl. 100:2). Mas o Senhor sempre deseja restaurar a nossa alegria. (Sl. 30:5).
Deus renovou a alegria e a satisfação de seu povo no passado e quer fazer isto hoje.
Você tem tido alegria de viver em Cristo? De servir a Deus? Você precisa que Deus te ajude a recuperar a satisfação perdida?

Medite neste texto tão marcante: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”. 
Leia constantemente estas palavras e guarde-as em seu coração! Traga à sua memória frequentemente o que Deus tem feito em sua vida, em sua família, em seus amigos...
Louve a Deus, com toda gratidão por tão grandes feitos! Exalte corajosamente o nome do Senhor a outras pessoas, dizendo: “Grandes coisas fez o Senhor por mim!”. E seja solidário com as pessoas que sofrem e precisam de sua ajuda também!
Que Jesus te ajude neste desafio!

2 comentários:

Marcelo Almeida disse...

Olá!!! Muito edificante o post "Grandes Coisas" gostei muito.... falou muito ao meu coração.... vou usa-lo hoje a noite no culto de agradecimento.... Deus estava falando muito ao meu coração sobre esse texto e aí achei esse estudo maravilhos!!! Deus te abençoe!!!

Obrigado!!!

Marcelo

Marga Carvalho disse...

Obrigada pela visita, Marcelo! Que o Senhor continue usando as mensagens do Sempre com Deus para falar aos corações!