quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Bíblia nos instrui sobre o que fazer quando não sabemos o que fazer! (2ª parte)


Como já vimos ontem, há situações em nossa vida em que, ao precisar tomar uma decisão, em meio a uma tribulação, angústia ou medo, não sabemos o que fazer!
Mas nós não precisamos nos desesperar, pois:

Em 2 Crônicas 20:1-24 encontramos pelo menos, mais três princípios que podem ser úteis quando não soubermos o que fazer numa situação.

Quando não sabemos o que fazer devemos parar para perceber a voz do Espírito Santo – v. 14-17
Em meio à aflição de Josafá e de todo o povo à sua frente, surge o Espírito do Senhor no meio deles e diz: “Não temais”.
Na hora da dificuldade precisamos parar e ouvir. Buscar ao Senhor através da Sua Palavra e ouvir a voz do Espírito Santo orientando-nos.Talvez através de pessoas que já passaram pelo mesmo caminho, as mesmas dificuldades, ou através das circunstâncias da vida. De alguma forma Deus nos falará.
Devemos parar, esperar e ouvir a voz de Deus falando ao nosso coração.
Observe que nesta reunião de oração (de busca a Deus) ninguém faltou – as famílias estavam presentes, como sempre deveria acontecer.

Para saber o que fazer é necessário também render-se à vontade de Deus – v. 18
Uma vez que Josafá ouviu a promessa do Espírito Santo, prostrou-se com todo o povo com o rosto em terra.
Na hora em que não sabemos o que fazer devemos dizer: “Senhor, estou diante de uma batalha que não posso ganhar, eu sou incapaz, por isso vou me render à Tua vontade, não importa o que aconteça”.
Josafá (rei) prostrou-se demonstrando a sua submissão ao poder e à autoridade de Deus.
Muitas vezes, nos ajoelhamos para orar na igreja ou em casa mesmo, mas é só o físico que se curva, enquanto o espírito continua em pé, orgulhoso, autoconfiante. Falta-nos humildade diante de Deus. Em Mateus 11:29 Jesus nos ensina a aprender dele que é manso e humilde de coração.


E o último, quando você não souber o que fazer diante de uma situação difícil cante louvores a Deus– v. 21
Que exército esquisito este do verso 21!
Um grande coral adiante do exército. Esse grande coro seguiu cantando e o exército ia atrás marchando em fila. Eles cantavam a gratidão pela bondade e pela misericórdia de Deus.
Eles aprenderam a louvar ao Senhor antes de chegar à resposta.
É muito fácil louvar o Senhor depois que já temos a vitória – quando ele providenciou aquele dinheiro que precisávamos, quando nossos filhos já entregaram a vida a Jesus, etc.
Mas louvar ao Senhor em meio à crise, perante uma montanha e sem saber o que fazer, para isto sim precisamos de fé! Precisamos confiar mais em Deus – v. 20b

Talvez você esteja curioso para saber o que aconteceu com Josafá depois dessa experiência?
Deus deu um jeito de destruir seus inimigos milagrosamente – v. 23-24
Quando Deus batalha por nós, Ele faz a obra completa – não precisamos fazer nada, basta esperar nele confiantemente.

Qual é o “gigante” da sua vida?  Qual o inimigo que te ameaça? Você está sem saber que rumo tomar em sua vida?

Quando você passar por dificuldade, quando tiver decisões a tomar e não souber o que fazer lembre-se da história de Josafá:
Que buscou o Senhor;
Que reconheceu a soberania de Deus;
Que abriu a gaveta da sua experiência e tirou lembranças da fidelidade de Deus;
Que ouviu a voz do Espírito de Deus;
Que se ajoelhou aceitando a vontade de Deus;
Que aprendeu a louvar a Deus antes e depois da vitória.

Que seja esta a sua experiência com Deus!
Tenha a plena confiança de que, à medida que surgirem os desafios, Deus, a quem você pertence, lhe dará o livramento.


Um comentário:

Eneiva disse...

Oi Marga!
Como é bom sabermos que não estamos desamparados...porque o nosso Deus nos dá todo o livramento no momento de necessidade!
Que o Senhor continue te inspirando no compartilhar da Palvra!E que muitas vidas possam ser alcançadas através deste trabalho!
Beijos e ótima sexta-feira!