terça-feira, 30 de novembro de 2010

COMPETINDO NO JOGO DA VIDA


Durante todo o ano ouvimos falar dos atletas e, acompanhamos seus esforços extenuantes para, nas diversas competições, vencerem barreiras e obstáculos, rumo à vitória.
Através da televisão podemos vê-los e ficamos impressionados com o alto grau de empenho e dedicação de homens e mulheres, no afã de conquistar um espaço na galeria dos heróis olímpicos.
Este mesmo quadro chamou a atenção do apóstolo Paulo para a realidade da carreira cristã.

“Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio.”

Em Hebreus 12:1 encontramos este apelo: “Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”.
Em II Timóteo 4:7 Paulo dá seu testemunho pessoal: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.
Assim como existem jogos olímpicos, há também uma olimpíada espiritual. Se há atletas vocacionados para a superação de barreiras, Deus chama seus filhos para competirem no jogo da vida e vencerem!

Assim como acontece com o esportista, o atleta espiritual precisa de PREPARAÇÃO: Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros”.(v. 25)
Não se pode imaginar o velocista percorrendo em poucos segundos os 100 metros rasos, sem primeiro vê-lo treinando horas e horas, dias, semanas, meses e até mesmo anos a fio.
Um considerável período da vida do atleta se condensa em 10 segundos. Por isso não se faz o atleta da noite para o dia, é preciso intensa preparação.

Ninguém pode ser eficiente na “corrida” cristã se não for bem preparado também.
Existem três elementos são fundamentais nesta preparação.
O primeiro deles é a COMUNHÃO COM DEUS.
Precisamos de um bom treinador; e não há melhor que o nosso Deus. Ele dispõe para nós um manual de regras perfeito: a Sua Palavra.
Estudá-la e nela meditar é essencial para aprendermos a tirar o melhor proveito da nossa própria vida. Evidentemente, fazendo isso em atitude de oração.

O segundo aspecto a ser levado em consideração é o da COMUNHÃO FRATERNAL.
Nesta carreira cristã não estamos sozinhos. Mais do que uma corrida, estamos praticando um esporte coletivo.
Por isso devemos treinar juntos, respeitando um ao outro, exercitando o amor fraternal (Ef. 4:15, 16).
Muitos têm tropeçado na pista por não levarem em consideração este fator.

Um outro elemento preparador são as próprias EXPERIÊNCIAS VIVIDAS.
Tribulações, angústias, crises e assim por diante. Mais do que problemas para serem enfrentados, estas experiências se constituem em escola, preparando-nos na carreira cristã.

Mas ainda é preciso levar em consideração algo muito importante: o objetivo que se tem em mente, a META da carreira cristã. – v. 26
Para onde corremos? Para o sucesso econômico? Para o bem estar social? Não. Corremos para a esperança da glória de Deus (Rm. 5:2).
Nossa meta é nos deixarmos inundar pela plenitude da presença de Deus, fazendo brilhar em nós toda a bondade, amor e misericórdia do Senhor.

Que o Senhor te prepare para viver de modo digno do Seu Evangelho, suprindo cada uma de suas deficiências.
PARA COMENTAR ESTA MENSAGEM CLIQUE NO TÍTULO

Um comentário:

Eneiva disse...

Marga,
O treinamento e aperfeiçoamento espiritual é muito duro sim, mas a diferença está no que a Palavra de Deus nos promete: "Em Cristo Jesus somos mais que vencedores" e o nosso galardão será eterno!
Louvado seja o Nome do Senhor!
Deus te abençõe!
Beijos,
Neivinha