segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O que é a igreja pra você?



O conceito de igreja está fortemente ligado à ideia de religião. Quando sabemos de alguém que frequenta assiduamente uma igreja, logo pensamos: “essa é uma pessoa muito religiosa”. Mas a igreja de Cristo vai muito além do ideal religioso.

A Bíblia usa algumas figuras para esclarecer melhor o que é a igreja:
Primeiramente ela nos mostra a Igreja como FAMÍLIA DE DEUS. – Ef. 2:19
A Igreja local é composta de muitas famílias. Quando alguém recebe a Cristo tornando-se parte de uma comunidade cristã, logo deseja trazer seus familiares. Isso porque a igreja se constitui numa grande família, a família de Deus. Não há mais estranhos, todos são irmãos; ligados uns aos outros pelos laços do sangue de Jesus! Nossas diferenças não nos separam mais, pois temos um só Deus e Pai de todos! – Ef. 4:6

Compreender a Igreja como família é fundamental, tanto para vivenciar o amor fraterno e acolhedor, como para superar as dificuldades. Pois, num lar encontramos apoio, solidariedade e alegria, mas, também podemos encontrar divergências.
O que diferencia a família de outro tipo de sociedade é que as diferenças podem ser expostas, na busca de um ideal comum, respeitando cada parte. Ef. 4:3

A Bíblia também utiliza a figura do corpo para explicar o sentido de igreja. Ela diz que os filhos de Deus juntos formam o CORPO DE CRISTO – I Co. 12:12, 25.
Em Cristo somos parte de um corpo, de um corpo vivo. Sim, a igreja é o Corpo vivo de Cristo.
Cremos que Cristo fez-se um ser humano, realizou seu ministério aqui na Terra e morreu na cruz para nos salvar! Mas, também que ele venceu a morte, nos deu vida eterna, e nos fez membros de seu Corpo.

Assim como Jesus Cristo andou pelas estradas poeirentas da Palestina, hoje ele anda por todo o mundo através da sua Igreja. Nós hoje somos as pernas de Cristo, somos também seus braços para acolhermos o sofredor, suas mãos para abençoar, sua voz para proclamar a palavra dasSalvação!

A Bíblia ainda nos mostra que a Igreja também é POVO DE DEUS – I Pe. 2:9
A comunidade cristã, enquanto família de Deus e Corpo de Cristo, manifesta uma realidade interna de convivência e edificação.
Mas tudo isto, tendo em vista a missão de anunciar o Evangelho de Cristo a todas as pessoas.
Como povo de Deus, mais do que privilégios temos responsabilidades. O Senhor Deus deseja que proclamemos suas virtudes, suas obras, seu grande amor e a sua salvação!

O cristão deve ter em mente que a igreja idealizada por Jesus não tem como principal objetivo ser uma instituição engessada em suas normas e regulamentos, preocupada apenas em organizar e fazer funcionar seus departamentos.
A igreja idealizada por Jesus é uma família que se ama e supera suas diferenças, é como um corpo saudável do qual ele é a cabeça, é um povo que luta unido pelo mesmo objetivo e ideal: “anunciar as grandezas daquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”

Uma semana abençoada, na comunhão da igreja, pra você, amado(a) leitor(a)!

Nenhum comentário: