segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sal e Luz – Metáforas da influência cristã


"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 

 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".
Mateus 5:13-16

No Sermão do Monte Jesus nos mostra quais são as qualidades que descrevem o caráter do cristão, quando fala sobre as bem-aventuranças. Em seguida, Ele enfatiza através destes versículos citados acima, a necessidade de seus discípulos exercerem influência positiva no mundo, por meio dessas qualidades (humildade, misericórdia, justiça, pureza de coração...)!
Para definir a natureza dessa influência Jesus usa duas figuras comuns e indispensáveis em um lar: o sal e a luz.

ELE DIZ: “VOCÊS SÃO O SAL DA TERRA” (Mt. 5.13)
De que forma você que já recebeu Jesus em seu coração, pode dar um novo sabor ao ambiente em que vive? Estimulando novos padrões de comportamento (ex. respeito, cooperação, perdão...).
Se você pensar na figura do sal verá que ele tem, pelo menos, três funções fundamentais:
Ele é o tempero que dá sabor à comida.
Assim como o sal, nossa vida deve despertar o desejo de outras pessoas de experimentar Jesus!
Ele é preservador, ou seja, evita a deterioração.
Alguns aspectos de conduta vistos diariamente mostram a degeneração moral das sociedades. Mas, o comportamento do cristão deve ser um inibidor do progresso do mal. Ele não deve se isolar, mas sim participar ativamente na sociedade. Assim como o sal deve estar em contato com o alimento para preservá-lo.
O sal também é relacionado à pureza. – Tg. 1.27
Existem muitos comportamentos sociais que demonstram o rebaixamento dos padrões de pureza hoje. John Stott diz que: “Às vezes, os padrões de uma comunidade afrouxam-se por falta de um explícito protesto cristão”.
Mas, a eficácia do sal é condicional.
O sal puro não se deteriora, mas pode ser adulterado. E se for, perde suas propriedades e se torna inútil. Para continuar sendo útil o sal tem que conservar a sua salinidade.
A salinidade (pureza) do discípulo de Jesus vem do seu caráter descrito nas oito bem-aventuranças. O problema surge quando ele se deixa contaminar pelas impurezas do mundo, perdendo sua capacidade de influenciar!
Se o sal perde sua eficácia ele não a recupera mais; torna-se inútil e é condenado á destruição. Assim também o cristão que se deixa contaminar e não influencia positivamente cai em descrédito e leva a Palavra de Deus à desonra.
Como o cristão pode ajudar para que esta situação mude? Sendo ele um exemplo de pureza e mais corajoso na condenação do mal.

A segunda figura que Jesus utiliza para enfatizar a conduta que ele espera de seus discípulos é a da luz.

ELE AFIRMA: “VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO” (Mt. 5.14-16)
A luz deve ser vista. Jesus convida seus seguidores a ser aquilo que Ele mesmo é – Jo. 8.12
Aqueles que permanecem em Cristo, a Luz, são também luz. E a luz de Cristo brilhando neles aparece em cada rosto, nas palavras, nas ações e ilumina o mundo ao redor!
Não pode haver discípulos secretos! Brilhar é inevitável à luz. Nossa fé deve ser vista, antes de tudo, na maneira como tratamos nosso próximo.

A luz, assim como o sal, tem uma série de funções:

Ela, obviamente, dissipa as trevas – Fl. 2.15
O pecado (a escuridão) fica exposto e é expulso diante da luz. Ef. 5.13
A luz também avisa do perigoJo. 11-9-10
Se alguém anda no escuro não consegue enxergar os perigos do caminho, mas quando se aproxima da luz, consegue ver e desviar-se deles. Podemos ser a luz que ajuda outros a enxergarem os perigos de uma vida sem Jesus. Pelo nosso testemunho brilhante dirigimos muitos no caminho certo.  Sl. 119:105
Jesus esclarece que as boas obras são essa luz. Essa expressão abrange tudo o que fazemos, dizemos, como demonstramos nossa fé cristã, nosso testemunho diário.Elas não devem chamar a atenção para nós, mas para Deus. Mt. 5.16

O Sermão do Monte foi elaborado na pressuposição de que os cristãos são, por natureza, diferentes, e convoca-os a serem diferentes na prática, a não se conformarmos a este sistema sem Deus.
O objetivo de Deus para mim e para você é que, como sal, possamos interromper ou pelo menos retardar o processo de corrupção moral e espiritual da nossa sociedade, e que, como luz, ajudemos a desfazer as trevas, apontando o caminho da salvação a outras pessoas.
O que você está fazendo para retardar o processo de declínio nos valores e padrões de honestidade, moralidade, antes que sejam totalmente corrompidos? Como você tem demonstrado que é diferente no seu local de trabalho ou onde estuda?

 Baseado em: Sermão do Monte (um ensino desafiador). Ed. Cristã Evangélica


Nenhum comentário: