quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A ira

Ao mesmo tempo em que leio sobre a ira no livro "Introdução à restauração da alma", leio também em Mateus 5.21 sobre o mandamento, "não matarás", e a palavra de Jesus sobre não se irar. Compreendo que a seriedade com que Jesus trata a ira se deve ao fato de ela  ser o primeiro passo para ações mais graves, que podem chegar até ao o assassinato! Ela é o germe, a semente.
É a forma como nos relacionamos e agimos com as pessoas que dá origem a ações piores. Por isso, temos que vencer os maus sentimentos quando eles começam a ser gerados em nosso coração.
Ficamos irados por muitos motivos, como por exemplo, quando experimentamos ou presenciamos injustiças. Isso mexe com a gente! Outras vezes, quando estamos muito cansados, porque ficamos mais sensíveis e irritáveis. Talvez você pense: "não sou daqueles que explodem" quando ficam bravos. Mas, "muitas vezes, o silêncio ou o distanciamento são expressões de ira" também (Kornfield). Podemos ainda nos irar com nós mesmos, quando agimos ou nos comportamos de forma inadequada - ficamos indignados por não termos feito ou agido de forma diferente!
Normalmente, grande parte dos nossos problemas vem de não sabermos lidar com eles, permitindo que evoluam.
Ore para que o Senhor te dê discernimento e íntima comunhão com Ele; que Ele te dê a graça e a sabedoria necessárias para que você possa lidar com as situações de ira que surgem na sua vida, de forma que elas não se transformem em amargura e pecado.

Tenha um ótimo dia, em comunhão plena com o Senhor!

Nenhum comentário: