segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Sal e luz

Leio o texto de Mateus 5.1-16 e as palavras se ressignificam para mim. Mas, claro, é impossível transcrever todo este sentido aqui. É algo sem ponte com as palavras; vai direto ao coração!
Mas, quero registrar algo, ainda que não traduza todo o seu significado. No vs. 11, Jesus fala da alegria, da bem-aventurança (mais que felicidade) de ser insultado e perseguido por causa Dele. Refleti sobre meus irmãos que enfrentam duramente essa realidade nos países fechados ao Evangelho, e em como eu reagiria ou reagirei se (quando) algo maior acontecer comigo também. Tive medo, mas me lembrei que minha mãe um dia me disse: "A graça do Senhor vem no momento que você precisar dela - nem antes, nem depois! Por isso, não tem como imaginar como se sentirá realmente antes de experimentá-la".
Em seguida, relacionando a conduta dos que são "mais do que felizes", ao impacto que ela terá no mundo, o Senhor fala que somos "sal da terra" e "luz do mundo". E eu pensei: em que consiste o nosso "sabor"? Na presença Dele em nossa vida, claro! É ela que faz toda a diferença! Realmente, qual o propósito da nossa vida sem Ele? Que diferença fazemos nesta terra?
Ao nos comparar com a luz, Ele diz: o correto é colocá-la "em lugar apropriado". Qual o lugar apropriado da luz? O alto! E Ele segue: "assim brilhe a luz de vocês 'diante' dos homens, para que vejam [...]". Isto quer dizer que precisamos, então, estar entre as pessoas que ainda não o conhecem; posicionados adequadamente, de tal forma que elas possam ver o brilho de Cristo em nós. Estar com um propósito: dar testemunho, mostrar com a nossa vida quem é Jesus, como é bom viver para Ele!
Que o Senhor seja o centro do nosso viver, mesmo em meio a perseguições, para que sejamos sal e luz entre aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar o amor de Deus!

Nenhum comentário: