segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Você não é "mais um" na multidão


Você tem se sentido só, mesmo que rodeado por uma multidão? Você tem a impressão que todos estão indiferentes às suas lutas, aos seus problemas, às suas provações? Quando tenta compartilhar seus sofrimentos sempre há alguém que lhe diz que os dela são maiores? Saiba que para Deus você não é "mais um" na multidão. Ele te conhece muito bem e quer te ajudar. Veja como ele agiu com um homem que vivia um drama assim:

“Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? "
João 5:5-6

Esta é a história da cura do paralítico que vivia junto ao tanque de Betesda (casa de misericórdia). Ela tem uma mensagem especial para nós.
 Este homem estava doente há 38 anos. Admiramo-nos quando ele responde à pergunta de Jesus com um grito de agonia: “Senhor, não tenho ninguém...

Esta frase poderia ser da nossa época. Há tantas pessoas solitárias entre nós! Será que nossos ouvidos estão abertos para este clamor, audível ou silencioso que todos os dias nos rodeia?
“Não tenho ninguém!” – Como na época de Jesus, nós o experimentamos hoje: o ser humano deixa o outro ser humano sozinho.

Com grande angústia o rei Davi certa vez clamou: Não há ninguém que por mim se interesse” (Sl.142:4).  Em Ezequiel 22:30 lemos que até mesmo Deus procurou um homem e não o encontrou: Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse  na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei”.

Mas o milagre do amor divino brilhou ao ponto do Pai enviar seu único Filho ao mundo para se “colocar na brecha”. Jesus se fez homem, “mediador entre Deus e os homens” para conduzir-nos a Deus.

Veja que lições podemos tirar da história deste paralítico para nós no dia de hoje:

Jesus tornou-se ser humano para que nenhum ser humano precise dizer: “Não tenho ninguém!” (Mt. 3:16-17)
 Jesus veio a este mundo como ser humano para cumprir o plano de Deus Pai. Em tudo ele se tornou igual a nós, passou por sofrimentos, tentações e solidão. Ele nos compreende e ajuda a todo aquele que vive provações e dificuldades.
Jesus não está ao nosso lado só de vez em quando, não! Ele está sempre, sem interrupção: “Estou convosco...”
Jesus vive, e nos momentos de solidão ele quer vir ao nosso encontro com sua paz e benção. Jesus está sempre presente, ele esta presente hoje para você!

Nós somos chamados a ser alguém para aqueles que não têm ninguém – João. 5:2,3
 Essa multidão de doentes é um quadro da humanidade de nossos dias. Certo missionário disse há algum tempo: “Vivemos num mundo ferido”.
 Se olharmos com mais profundidade para a vida das pessoas que nos cercam, a visão geral que temos de nossa época é de um mundo doente, debilitado.

E nós? Não nos sentimos também, muitas vezes, doentes, vazios e exaustos? E mesmo assim, nós que conhecemos a Jesus, não podemos ser meros espectadores. Somos chamados a ser alguém para aqueles que não têm ninguém.  Podemos agir como o sacerdote e o levita da parábola do Bom samaritano, que passaram indiferentes pelo homem ferido no deserto, ou como o samaritano que, “vendo-o, compadeceu-se dele.” Em todos os lugares existem oportunidades para demonstrarmos o amor de Deus.

Eva von Winckler escreveu as seguintes palavras: “Não passe de largo pelo sofrimento do mundo! Com olhos abertos, os braços estendidos, os pés rápidos e a mão forte, seja você um anjo enviado por Deus!(...)”    

Ao paralítico, junto ao tanque de Betesda, Jesus disse: “Queres ser curado?”Que pergunta estranha para se fazer a um doente, não é?
Mas o que compreendemos por estar curado? Ser saudável? Ao lado das doenças que enfraquecem o nosso corpo, existe a doença do pecado, que sobrecarrega e paralisa. Jesus também quer curar-nos dessa doença, não importa que nome ela tenha, mesmo que há tempo ela já dificulte a nossa vida. Porém ele pergunta: “Queres ser curado?”
Ele pergunta pela nossa vontade. Ao mesmo tempo, a pergunta de Jesus é um convite a contarmos a Ele os nossos problemas pessoais.

Com esta pergunta Jesus pôs à prova a vontade do doente! Será que Jesus não sabia o que o paralítico desejava? É claro que sabia! “De longe ele conhece nossos pensamentos!”
Mas, com essa pergunta de Jesus, o doente pode conscientizar-se de que havia uma chance para ele!
O homem que lhe fez esta pergunta era diferente das que pessoas que diariamente passavam por ali.

Jesus pode fazer aquilo que para os seres humanos não é possível. Se um homem doente há 38 anos, creu na palavra de um estranho, quanto mais nós podemos crer na palavra de Jesus que tantas bênçãos já nos concedeu.
Jesus cura pela graça todo aquele que clama a Ele. Nenhum mal lhe é grave demais, nenhuma ferida é profunda demais. Por mais profundas que sejam suas feridas, tu serás curado; a força de Jesus é muito grande!

Se você arriscar se entregar Ele completa e inteiramente, então terá a vida eterna, e será profundamente curado. Jesus cura, ele ainda se compadece... a  graça dele é para você!

PARA COMENTAR ESTA MENSAGEM CLIQUE SOBRE O TÍTULO.

Nenhum comentário: