quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DEUS VEM AO TEU ENCONTRO NOS TRECHOS ESCUROS DA VIDA

Você já deve ter ouvido dizer que a vida do ser humano muitas vezes tem sido comparada a um longo caminho. E todos nós sabemos por experiência própria que existem, neste caminho, muitos trechos difíceis: trechos íngremes, nos quais precisamos de muita força; trechos escuros, onde ansiamos por luz e orientação; trechos amargos, onde necessitamos de consolo; trechos solitários, que podem despertar em nós a idéia de termos sido abandonados e de que ninguém nos ama, e os trechos perigosos, que podem terminar em vitória ou derrota.

"O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro".
"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará".
Salmo 59:10a; 37:5.
Porém, a Bíblia diz que Deus conhece e vê nossos caminhos. (Jó 31:4; 34:21; Pv. 5:21; Jr. 32:19; Jr. 16:17.)
Para os diversos trechos deste caminho, encontramos na Palavra de Deus, testemunhos de pessoas que experimentaram Deus vindo ao seu encontro com a sua benignidade.
No caminho escuro, Deus vem ao nosso encontro com a sua luz.
Quando andamos na escuridão, sem luz alguma, nossos passos tornam-se inseguros.
Não vemos o caminho e tememos. Constantemente passamos por momentos nos quais não sabemos como prosseguir.

Davi, por exemplo, passou por um período especialmente escuro, quando foi perseguido por Saul. No início do Salmo 59 encontramos a anotação de que Davi entoou este salmo “quando Saul mandou que lhe sitiassem a casa, para o matar”. Outros salmos de Davi têm anotações semelhantes.

Surpreendentemente, estes salmos não terminam em desespero, mas em confiança, conquistada através da oração. ( Sl. 54:4; 55:16; 56:3, 4, 12,13; 57:1-3;59:16, 17)
Davi contava sempre com Deus, mesmo quando não conseguia enxergar como seu caminho continuaria. Sl. 27:1-4
Quando confiamos no Senhor ao passarmos pelo caminho escuro, nossa confiança se parece com uma luz na escuridão.
No Salmo 23 Davi diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”.
Antes de dizer esta palavra Davi fala das veredas da justiça e da boa condução de Deus.  Então, acrescenta que o seu caminho com Deus também passou por vales escuros.
Quem não conhece vales escuros – quem nunca passou por sofrimentos?

Existem tantas coisas em nossa vida que podem transformar-se em vales escuros! Uma doença grave, ou a mão cruel da morte, que às vezes chega tão perto de nós; ou, então, quando somos traídos por alguém em quem confiávamos. São vales nos quais não compreendemos a condução divina.

Também o caminho ao lado de Deus, o caminho certo, é muitas vezes um caminho cheio de enigmas e escuridão.
Foi justamente numa situação assim que Davi experimentou, em meio à escuridão e às perguntas da sua vida, a mão do Bom Pastor o segurando e o sustentando.
É neste momento que precisamos ter intimidade com Deus, como Davi tinha, e expressar com toda a confiança: “Tu estás comigo”.
Esta afirmativa demonstra a certeza da presença e da direção de Deus.

Mesmo que você não sinta em nada o Poder de Deus, mesmo que não possa ver a luz da face Dele, saiba que Ele te guia, Ele, teu Bom Pastor, para o Seu eterno reino de graça e amor.

Mas talvez você esteja se perguntando: de que forma posso andar na luz de Deus?
Através da comunhão com o Senhor e com a sua Palavra. O Sl. 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”.

Saiba amigo, que o Senhor te acompanha, bem de perto. Permita-se aprender, mesmo que devagarzinho, que o Senhor encontrará um caminho que você possa trilhar, ainda que muitas coisas estejam escuras para você.

Para comentar esta mensagem clique em seu título.

Nenhum comentário: