sábado, 18 de dezembro de 2010

A força da obediência


Você deve conhecer aquele ditado que diz: “um exemplo fala mais do que mil palavras”, não é? Ele mostra o quanto é importante o discurso de uma pessoa ser coerente com sua prática de vida. Mas, como somos pessoas "livres” e “autônomas", que vivem no século XXI, temos muita dificuldade em nos submeter às ordens de Deus para vivermos o que pregamos! Parece-nos, às vezes, constrangedor dizermos que obedecemos a Ele! Mas a grande verdade é que nossa vida só será relevante para fazer diferença neste mundo se tivermos nossa vida marcada pela obediência a Deus.

"Um anjo do Senhor disse a Filipe: —Apronte-se e vá para o Sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza. (Pouca gente passava por aquele caminho".

Essa experiência vivida por Filipe, discípulo de Jesus, apesar de narrada tão brevemente, é linda e nos fala do quanto obedecer às ordens de Deus faz diferença!

Com Filipe aprendemos que Deus conta com a obediência de seus filhos – v. 26
Deus lhe deu uma ordem: “vai para as bandas do sul”. O Senhor sabia por que o estava convocando e conhecia o tamanho da necessidade de um homem que queria adorá-lo de todo o coração.
O v. 27 diz que aquele homem etíope havia ido adorar em Jerusalém e lá ninguém lhe explicou aquilo que ele não entendia. Por isso Deus manda Filipe para ir e falar com este homem a respeito da salvação.

O texto diz que Filipe obedeceu: “Ele se levantou e foi”. Ele estava em um ministério próspero e Deus o chamou para pregar para um só homem no deserto (At. 8:4-8). E ele foi para o centro do projeto de Deus. Foi para ser usado por Ele e abençoar a vida daquele importante homem da Etiópia. Deus queria a obediência de Filipe, e viu!

Talvez você esteja pensando: “Se Deus ordena, é claro que temos que obedecer”! Isto é uma verdade óbvia, mas que precisa ser relembrada pela nossa geração. Afinal, o mesmo Deus que ordenou a Filipe: “Dispõe-te e vai”, também deixou-nos ordens claras e que não podem ser esquecidas.
Que tal nos lembrarmos de algumas?
Jesus nos mandou compartilhar sobre a salvação com outras pessoas (Mc. 16:15); mandou-nos amar nosso próximo (Jo. 13:34-35); perdoar aqueles nos ofendem (Mt. 6:14-15), viver uma vida santa, afastada de todo mal (Hb. 12:14) e sermos sempre fiéis a Ele (Mt. 22:37), entre outros mandamentos.
Deus também quer a nossa obediência hoje!

Com Filipe aprendemos também que as pessoas precisam da nossa obediência - v. 26, 35
O homem que estava no “caminho de Jerusalém a Gaza”, precisava da orientação de um servo de Deus, que lhe explicasse a Escritura e lhe falasse a respeito de Jesus.
Então, Deus enviou o obediente Filipe, que evangelizou e batizou aquele homem, que se converteu a Cristo e confessou: “creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. V. 37

O eunuco precisava de Filipe! Em nossa sociedade há muitos homens e mulheres que precisam da graça de Deus, de salvação, de pão, de casa, de esperança, de encontrar a paz e o consolo do Espírito Santo. Isso precisa mexer com o nosso coração! São vidas que estão nas mansões, nos barracos, nas ruas, nas danceterias, nos prostíbulos, nas grandes e pequenas cidades, em nosso trabalho, em nossa cidade, em todas as nações da terra, como ovelhas sem pastor, sem saber o destino de suas vidas. Por isso, a obediência a Deus precisa dominar a mente e o coração de todo aquele que crê em Jesus e tem compromisso com o Senhor.

Já é tempo de dizermos não à desobediência, à negligência, desleixo, descuido e abraçarmos a obediência! (Mt. 28:18-20) O mundo precisa da nossa obediência hoje, assim como o eunuco precisava da obediência de Filipe!

O texto nos ensina também que a obediência produz frutos – v. 38-40
Fez a diferença na vida do eunuco que, após sua conversão e batismo, “seguiu o seu caminho cheio de júbilo” (v. 39). A alegria da salvação tocou o coração daquele homem.
Deus nos colocou no Seu Reino para que a nossa vida seja frutífera. Em João 15:16 Jesus nos diz: “Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei para que vades e deis frutos”. Só a obediência a Deus nos tornará como o justo do Sl. 1º que tem prazer na Lei do Senhor medita nela dia e noite, sendo como árvore plantada junto a ribeiros de águas, que no devido tempo dá o seu fruto”. Não há outro caminho! Só a nossa obediência hoje também produzirá frutos.

Você tem sido obediente a Deus ou não?
Sua obediência mudará muitas coisas em sua própria vida, na sua famíliaa, igreja e na sociedade onde você está inserido.

Que o Deus que te chamou, te ajude, a fim de que, pela obediência você possa ser usado por Ele e ver mudanças acontecendo, os pobres sendo amados e ajudados, a justiça de Deus se derramando na sociedade, vocações surgindo e a igreja crescendo e se fortalecendo por estar repleta de pessoas obedientes a Deus!

Para comentar esta mensagem clique sobre o título. A caixa de comentário aparecerá no final do texto.

Nenhum comentário: