quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Trechos difíceis da vida

Na cultura de muitos povos nossa vida tem sido comparada a um longo caminho. Neste caminho enfrentamos diversas situações e percalços, montanhas e vales profundos, muitos trechos difíceis: trechos escuros, onde ansiamos por luz e orientação e trechos amargos, onde necessitamos de consolo. A Bíblia diz, no entanto, que Deus conhece e vê nossos caminhos e isso faz toda a diferença em nosso caminhar!

"O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro (...)”. "Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará".
Salmos 59:10a, 37:5.

Para esses trechos difíceis encontramos na Palavra de Deus, testemunhos de pessoas que experimentaram Deus vindo ao seu encontro com a Sua benignidade.

NO CAMINHO ESCURO, DEUS VEM AO NOSSO ENCONTRO COM A SUA LUZ.
Quando andamos na escuridão, sem luz alguma, nossos passos tornam-se inseguros. Não vemos o caminho e por isso sentimos medo. Constantemente passamos por momentos nos quais não sabemos como prosseguir.

Davi, rei de Israel, passou por um período especialmente escuro, quando foi perseguido por Saul. No início do Salmo 59 encontramos a anotação de que Davi entoou este salmo “quando Saul mandou que lhe sitiassem a casa, para o matar”.
Outros salmos de Davi têm anotações semelhantes. Surpreendentemente, estes salmos não terminam em desespero, mas em confiança, conquistada através da oração! (Clique sobre a referência e leia os textos: Sl. 54:4; 55:16; 56:3, 59:16)

Davi contava sempre com Deus, mesmo quando não conseguia enxergar como seu caminho continuaria. Sl. 27:1-4
Quando confiamos no Senhor ao passarmos pelo caminho escuro, nossa confiança é com uma luz na escuridão! No Salmo 23 Davi diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”. Antes de dizer esta palavra Davi fala das veredas da justiça e da boa condução de Deus. Então, acrescenta que o seu caminho com Deus também passou por vales escuros.

Quem não conhece vales escuros – quem nunca passou por sofrimentos?
Existem tantas coisas na nossa vida que podem transformar-se em vales escuros! Uma doença grave, a morte cruel, que às vezes chega tão perto de nós; ou, então, quando somos traídos por alguém em quem confiávamos. São vales nos quais não compreendemos a condução divina!

Também o caminho ao lado de Deus, o caminho certo é, muitas vezes, um caminho cheio de enigmas e escuridão. Foi justamente numa situação assim que Davi experimentou, em meio à escuridão e às perguntas da sua vida, a mão do Bom Pastor o segurando e o sustentando.
É neste momento que precisamos ter intimidade com Deus, como Davi tinha, e expressar com toda a confiança: “Tu estás comigo”! Esta afirmativa demonstra a certeza da presença e da direção de Deus.

DEUS TAMBÉM VEM AO NOSSO ENCONTRO NOS TRECHOS AMARGOS DA VIDA  (Clique sobre a referência: 2 Samuel 15:1-14,30; Salmo 16:8)
Todos nós sabemos que “amargo” é o contrário de doce, de agradável. Tomamos um remédio amargo na luta contra a doença, porém para outras coisas amargas, preferimos dizer: “Não tomarei isso; eu me recuso!”.

Para Davi, foi muito duro receber a notícia de que “Todo o povo de Israel seguia decididamente a Absalão”.  Ele teve que fugir de Jerusalém. Chorou, mas não ficou amargurado. Podemos reconhecer este fato quando ele disse: “Se achar eu graça aos olhos do Senhor, ele me fará voltar... eis-me aqui, faça de mim como melhor lhe parecer” (v. 25,26 e 30).

Através desta atitude de Davi, podemos aprender que: UMA EXPERIÊNCIA AMARGA NÃO PRECISA TRANSFORMAR-SE EM AMARGURA NO CORAÇÃO.

Devemos estar atentos, pois rapidamente cresce uma “raiz amarga” em nosso coração quando passamos por uma experiência dolorosa. As palavras de Hebreus 12:15 demonstram quanto precisamos da graça de Deus, que está à nossa disposição. Separar-nos da graça de Deus pode ter graves consequências em nossa vida e na vida das pessoas que convivem conosco. Ef. 4:30-32; Tg. 3:13-18; Jr. 4:18

Davi não via somente o seu filho, que lhe trouxe esta dor profunda, mas, acima de tudo, via Deus agindo, e aceitou de Sua mão estes acontecimentos.
Através desta atitude de Davi, podemos aprender que ACEITAR OS TRECHOS AMARGOS É O REMÉDIO CONTRA A AMARGURA

Nossa oração deve ser a seguinte: “Senhor, se eu tiver que passar por algo amargo e difícil ajuda-me a aceita-lo com paciência. Volta os meus olhos para o alvo, onde o sofrimento será transformado em glória”.  E ainda devemos acrescentar: “Faça de mim como melhor lhe parecer”.
Muitas vezes é difícil aceitarmos tudo da mão de Deus, especialmente aquilo que consideramos injusto. Porém, o Senhor gostaria que seus filhos tivessem uma atitude diferente, pois ele sabe o que está acontecendo e, embora não seja o causador das nossas aflições, ele as permite.
Deus pode transformar momentos escuros e experiências amargas em bênçãos, para o nosso crescimento.

Se tivermos que percorrer caminhos amargos, é importante lembrarmos que nem sempre Deus nos dá o que desejamos, mas Ele não nos abandona!
Mesmo que você não sinta em nada o Poder de Deus; mesmo que não possa ver a luz da face Dele, saiba que Ele te guia, Ele, teu Bom Pastor, para o Seu eterno reino de graça e amor.
Saiba que o Senhor te acompanha, bem de perto!

Permita-se aprender, mesmo que devagarinho, que o Senhor encontrará um caminho que você possa trilhar, ainda que muitas coisas estejam escuras para você.
Mas talvez você esteja se perguntando: De que forma posso andar na luz de Deus?
Através da comunhão com o Senhor pela oração e com a sua Palavra:
Em Jo. 8:12 a Bíblia diz: “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo;   quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
O Sl. 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”.

Entregue sua vida para Jesus, permaneça em comunhão com Ele e você poderá contar sempre com a Sua luz a iluminar os seus caminhos.


Nenhum comentário: