segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Deus espera que perdoemos. Por quê?


Você já reparou como perdoar sempre foi um problema para o ser humano? É claro que, a princípio, todo mundo está sujeito a viver certo dilema na hora de praticar o perdão, mas este dilema precisa ser vencido! Pena que não é o que vemos na prática! Mesmo nas sociedades consideradas “cristãs” somente falar sobre o perdão causa admiração e até certa rejeição!  É triste ver que a ética do perdão e da misericórdia tem sido tão desprezada e rejeitada no meio em que vivemos. Mas não podemos fechar os olhos e ouvidos ao que Jesus nos ensina sobre este assunto. ELE QUER QUE APRENDAMOS A PERDOAR!

Ninguém tem dúvida de que a imagem humana que muitas vezes temos presenciado é de um ser implacável, impulsionado por motivações egoístas, por condutas agressivas, ódios, rancores, violências e crimes. Constatamos, assim, que a realidade em que vivemos é conflitiva. Esses conflitos podem ser vistos entre as forças da razão e a dos sentidos e das paixões, (faço determinada coisa ou não?); entre o propósito de Deus e os propósitos humanos.
Diante da realidade desses conflitos, como falar em perdão neste mundo?

O perdão, na ética cristã, tem por base principalmente os textos do Novo Testamento. No Evangelho de Mateus, duas citações nos parecem fundamentais:
A primeira está no cap. 6:14, um texto do conhecido Sermão da Montanha onde diz: "Porque, se perdoarem as ofensas dos outros contra vocês, o Pai que está nos céus também perdoará vocês".
O outro texto está em Mateus 18:21, 22. Trata-se de um diálogo entre Jesus e Pedro quando este pergunta: "Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? – Não. Você não deve perdoar sete vezes sete – respondeu Jesus – mas setenta vezes sete".
Em Mateus. 5:38-45, Jesus revela sua expectativa de que a ética cristã supere plenamente a ética mundana. 
Nos textos acima podemos perceber que, Deus espera que o ser humano aprenda a perdoar PRIMEIRAMENTE PORQUE ELE DEU EXEMPLOS DE PERDÃO ATRAVÉS DE JESUS. – Lc. 23:34
Na cruz do Calvário, quando estava sendo executado pelos adversários, Jesus deu esta grande lição de humildade e perdão.

Deus espera que aprendamos a perdoar PORQUE SÓ TEREMOS O SEU PERDÃO SE ANTES PERDOARMOS A QUEM NOS OFENDEU.
Esta condição de perdão está expressa na Oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus. – Mt. 6:12
Muita gente tem pedido perdão a Deus pelos seus pecados, mas não se lembrou, antes, de cumprir a primeira etapa desse processo, isto é, perdoar sua esposa, seu filho, sua sogra, seu irmão, seu amigo, seu colega de trabalho. Se não perdoarmos o nosso próximo, Deus também não nos perdoará!

Mas Deus espera também que o ser humano APRENDA A PERDOAR A SI PRÓPRIO.
Às vezes as pessoas alimentam sentimentos de culpa tão profundos que se tornam neuróticas em sua religiosidade. Por não saberem perdoar ao próximo, também não conseguem perdoar a si próprios, diante de um passado muitas vezes cheio de erros cometidos.

Para que haja perdão e libertação dos males e tensões em sua vida moral e espiritual, é preciso permitir que o amor de Deus entre em sua vida e assim tenha segurança para viver melhor.
Para tanto,  confesse a Deus os seus pecados e a sua falta de coragem para buscar a reconciliação necessária com o próximo e consigo mesmo. Esvazie-se das coisas velhas, dos maus hábitos, dos preconceitos, da maldade e da raiz de amargura que pode ter se alastrado em seu coração!

Quando você consegue perdoar e tomar posse do perdão de Deus surge em sua vida um novo momento! Surge libertação, renasce a esperança, e a vida adquire um novo sentido!

O ato de perdoar, além de trazer benefícios para quem o ofendeu, produz ao mesmo tempo uma gratificante sensação de bem-estar, de saúde na vida de quem perdoou. Vale à pena experimentar essa sensação! Vale à pena aprender a perdoar, para também usufruir do perdão de Deus, cuja graça produzirá uma vida muito melhor para quem assim proceder!



Nenhum comentário: