sábado, 8 de janeiro de 2011

Quer maior prova de espiritualidade?


Hoje vamos pensar sobre a excelência do amor, pois para o cristão o amor é mais que um sentimento. Sua vida deve ser alicerçada nele, como uma escolha diária.
A pessoa que segue a Jesus deseja crescer em sua espiritualidade e comunhão com Ele. Porém muitos não entendem que viver em amor é a maior prova de espiritualidade!

Através da carta aos Efésios, veremos alguns fatos referentes a uma vida de amor.
“Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor”. (Ef. 3:17)

A VIDA DE AMOR É PRODUZIDA PELA HABITAÇÃO DE CRISTO EM NÓS!
Habitar significa estabelecer moradia. A idéia de que Cristo habita em nós, além de significar que o seu Santo Espírito mora dentro de nós, expressa também a nossa comunhão com Ele.
A alma do homem entra em contato direto com Deus e recebe as suas influências. Este espírito de amor deve caracterizar o verdadeiro filho de Deus, pois é uma das evidências de sua regeneração.
Quando recebemos a Cristo, o amor de Deus é derramado em nosso coração, pelo Espírito que nos é dado” (Rm. 5:5). Este é um dos benefícios da justificação.
O mesmo Deus de amor que te aceitou, derrama sobre você do Seu amor, e só então você passa a ser uma pessoa altruísta, ou seja, que ama o próximo, sem nenhum interesse.

O AMOR DEVE SE MANIFESTAR EM NOSSOS RELACIONAMENTOS
“Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. (...) falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça”. (Ef. 4: 2,15).
O amor não consiste em mera emoção, e sim em serviço prático. Não significa somente expressar palavras agradáveis, bonitas, palavras de amor, e sim ter atitudes de amor, agir com amor.
O amor consiste em interesse pelo semelhante, como aquele que temos naturalmente por nós mesmos. Consiste em desejar as vantagens e a prosperidade física e espiritual em favor dos outros, como, naturalmente, desejamos para nós mesmos: Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”. (Jo. 13:35).
Esse amor ao próximo é amor a Cristo, conforme Mateus 25:31-40.

UMA VIDA ALICERÇADA EM AMOR RESULTARÁ NA EDIFICAÇÃO E CRESCIMENTO DA IGREJA
É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor (Ef. 4:16).
Todo processo de crescimento e nutrição da igreja que produz a maturidade espiritual se alicerça sobre o amor. Os dons espirituais devem ser buscados, pois são necessários, mas só serão úteis quando administrados em amor.
Uma igreja pode ter muitas atividades, mas se a motivação não for baseada no amor, aos olhos de Deus não tem valor algum. Leia I Coríntios 1.

A VIDA DE JESUS É O MAIOR EXEMPLO DE AMOR
“Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus”! (Ef. 5:1, 2.)
A ética do amor cristão, conforme o Novo Testamento resulta de uma história de amor; sendo que o principal personagem desta história foi Deus e não o ser humano. 1 Jo. 4:10.
Nenhum homem pode seguir o exemplo de Cristo, a não ser aquele que, pela fé, se encontrou com Cristo, como seu mediador e remidor, e que por sua graça salvadora foi capacitado a seguir o Seu exemplo.
Aquele que não tem o amor de Deus derramado em seu coração não consegue viver como Cristo, não consegue demonstrar através de suas ações o verdadeiro amor para com o seu próximo.

Amor é uma disposição de caráter, que leva a pessoa a considerar seu semelhante com estima, respeito, justiça e compaixão. O amor é uma escolha voluntária, de fazer o melhor possível para Deus, para o próximo e para si mesmo.
O amor permeia e rege todo o evangelho. O amor é, em resumo, a essência, ou seja, o que constitui o cristianismo.
O apóstolo Paulo em 1 Co. 16:14 exorta a igreja, dizendo: “Todos os vossos atos sejam feitos com amor”.
Por isso é necessário que cada servo de Jesus, faça uma reavaliação de seu procedimento, para que verifique o quanto tem obedecido ao Senhor no tocante à prática do amor em sua vida.

Nenhum comentário: