sábado, 25 de junho de 2011

Dom ou fruto?


Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
João 7.38-39; Gálatas 5:22

Em que consiste a diferença entre dom de Deus e o “fruto do Espírito”? Os dons do Espírito Santo são semelhantes a um molde personalizado para cada cristão (Efésios 4:7). O fruto do Espírito Santo, porém, se desenvolve em todos os cristãos que amam a Jesus e o obedecem. Podemos alegrar-nos e agradecer a Deus por isso.

O Espírito Santo produz fruto espiritual – quantas vezes nos admiramos e perguntamos: Como foi possível que nessa situação triste eu experimentei uma alegria interior e profunda paz no coração? Ainda que existam momentos, horas e dias em que fortes dores nos assolem e a tristeza corrói a nossa alma, a nossa indisposição não é empecilho para que o Espírito Santo desenvolva em nós o fruto da paciência e da fidelidade.
Não precisamos perder tempo nos preocupando se o Espírito Santo realmente irá produzir fruto em nós. Ele o faz. Nossa tarefa consiste em permanecer com Jesus, e honrá-lo através de nossa fé!

Muitas vezes, porém, a nossa fé vacila. Então podemos clamar ao Senhor, como aquele pai: “Eu creio, ajude-me na minha falta de fé” (Marcos 9:24; Leia Mateus 9:27-30; 15:21-28; Lucas 17:5-6). 

Heinrich George Neuss (1654-1716) dedicou-se especialmente à composição de hinos espirituais. Ele escreveu: “Que a luz do Teu bom Espírito e a Tua face resplandecente ilumine meu coração e minha mente, ó Fonte de inesgotável bondade: Enriqueça meu coração com as dádivas celestiais e com Tuas bênçãos. Dá-me sabedoria, força, conselho, compreensão da Tua bondosa e graciosa mão. Quero proclamar a glória do Teu nome e honrá-lo, pois estou completamente entregue a Ti”.

Fonte: Com Deus

2 comentários:

Bruna Rosa Muniz da Silva disse...

Olá, me surgiu um curiosidade muito profunda sobre a FÉ, e eu gostaria de saber da sua opinião à Luz da Palavra de Deus: a FÉ é um FRUTO ou um DOM?

Marga Carvalho disse...

Oi Bruna!
Que prazer recebê-la no Sempre com Deus! Olha, eu entendo pelas Escrituras que a fé é um dom de Deus, pois em Hebreus 12.2 a Bíblia diz que Jesus é o "autor e consumador da nossa fé". Mas, para fazer nascer e crescer a fé em nós, Deus usa Sua Palavra, conforme diz em Romanos 10.17: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Por isso, é preciso haver a iniciativa de estar em contato com a Palavra de Deus para que a fé seja gerada e aumentada em nosso coração!
Um grande abraço!