quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Perto de Deus

Reconhecendo a grande necessidade do ser humano de viver bem perto de Deus, um cristão do passado orava dizendo:Tu nos criaste para Ti mesmo, e a nossa alma não encontra descanso, enquanto não descansar no Senhor Todo-poderoso’.

Jesus disse em Mateus 11:29: “Em mim achareis descanso para vossas almas”. Deus nos criou para Ele, e nossa vida não se realizará se não vivermos em comunhão com Ele. 

Veja como Jesus exemplificou isto por meio de uma linda parábola (parábola é uma história que usa situações da vida real (do cotidiano), para ensinar verdades espirituais. Jesus ensinava muito por meio delas).

 Lucas 15:11-24 (Clique para ler )

A parábola do Filho Pródigo (esbanjador), talvez a mais conhecida de todas as parábolas, é um exemplo vivo desta verdade. Nela vemos a experiência de um filho que decidiu viver longe do pai, mas logo descobriu que isso era impossível.

O que fica bem claro nessa história contada por Jesus é a ênfase no fato de que “o melhor lugar para o ser humano ficar é perto de Deus, debaixo de sua graça maravilhosa”.

Nesta parábola encontramos o filho em três momentos distintos: 

Primeiro deixando seu lar - v. 13 

É o momento em que ele decide partir. Seduzido por ilusões, abraça um estilo (projeto) de vida que não incluía nem agradava o pai, passando a viver de forma absolutamente corrompida.

Em pouco tempo, as dificuldades começam a aparecer, começando pelas perdas, pois consumiu tudo que possuía; humilhações, pois foi desprezado pelos amigos e teve que cuidar de porcos. (profissão desprezível para os judeus) e fome, pois começou a padecer necessidades, e nem com a comida destinada aos porcos podia se alimentar, embora o desejasse”. V. 16
Foi alto o preço por ter abandonado o pai.
O pai nesta parábola representa Deus, e o filho que errou, representa todos aqueles que têm se distanciado de Deus, de Seus ensinos, Seus planos, Sua igreja, Seu amor, Seus valores e Sua companhia.

Você está perto de Deus?
Outra pergunta que ajuda a responder esta primeira é: se Jesus estivesse em meu lugar viveria a vida como você vem vivendo?

Vejamos um segundo momento do filho:
Ele começa a sentir saudades do seu lar - v. 15-19

O coração aperta, a saudade aumenta, o arrependimento chega, a crise se intensifica e o filho percebe que a troca foi péssima!O moço cai em si e os questionamentos brotam em sua mente: “Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura e aqui pereço de fome.” (v. 17). Ele reconhece que pecou e, quebrantado e arrependido decide voltar: “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai”.

As pessoas, às vezes confundem remorso, tristeza, com arrependimento. Mas arrependimento é sinônimo de mudança de atitude! E ele levantou-se e foi (mudou de atitude). Percebeu, depois de muito sofrer, que PERTO DO PAI ERA O MELHOR LUGAR PARA ELE!

O terceiro e grande momento da história deste rapaz foi o retorno ao lar. v. 20-24

“Vinha ele ainda longe quando o pai o avistou” (v. 20b). O momento do encontro é emocionante! O pai corre ao encontro do filho! Seu amor é grande, (Jo. 6:37), seu perdão é sem igual (Mq. 7:18, 19). O pai se alegra e celebra! O filho é profundamente abençoado por um pai que AMA e PERDOA.

Esta história nos ensina que perto de Deus é o melhor lugar para o ser humano viver.

Perto de Deus, em adoração sincera; em oração constante; fazendo a Sua vontade; servindo-o com alegria através de seu dom, seja qual for!

Perto de Deus, cantando e orando; recebendo toda sorte de bênçãos espirituais; desfrutando de Sua companhia diária e da segurança da vida eterna!

Existe um hino que diz Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti, ainda que seja a dor que me una a Ti”.O Filho pródigo precisou experimentar a dor para se lembrar de seu pai! Se nós formos sábios correremos para os braços de nosso Pai Celestial antes que dores nos sobrevenham, porque: PERTO DE DEUS É A MELHOR FORMA DE VIVER!


Nenhum comentário: