sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Qual é a esperança verdadeira?

"Pois tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade".
Salmo 71:5

Vivemos numa sociedade enferma, caracterizada por um egoísmo exagerado, por um capitalismo selvagem, pela fome e miséria econômica, física e moral. Num mundo assim, as pessoas são impelidas a procurarem sinais de esperança, que lhes dê animo para continuarem lutando pela vida, apesar das constantes ameaças de morte. E é nesse espírito que muitos têm deixado levar-se por vários tipos de esperança que geralmente aparecem em tempos de crise.

Quais seriam essas esperanças?
É comum, em tempos difíceis, surgirem esperanças enganadoras!
Estas se caracterizam pelo seu aspecto fantasioso, trazendo em si mentiras que parecem verdades, construídas sobre pilares de papelão sem consistência, ainda que muitas vezes aparentemente lógicas.
Entre as esperanças enganadoras podemos citar as apresentadas pelos políticos com discursos e projetos com respostas para todos os problemas sociais, quaisquer que sejam as dificuldades.
Outros colocam suas esperanças em determinados vícios como o jogo, ambicionando algum tipo de felicidade e de conforto material, na crença de que um dia a sorte resolverá seus problemas.
Ainda que a sorte chegue, será que o dinheiro resolverá todos os problemas da infelicidade humana?
Muitos se envolvem, também, em algum tipo de droga como meio de fugir da realidade, na esperança de um bem estar, ainda que passageiro e de péssima qualidade. O vicio de fumar também tem sido um meio de fuga para muita gente insegura, ansiosa, angustiada e infeliz.
Até mesmo a religião, se não tiver como centro o Senhor Jesus pode ser uma esperança ilusória, para aqueles que, depois de terem fracassado em várias tentativas de felicidade resolveram apostar em algo que possa servir de alavanca para superar suas perdas, suas crises existências, seus temores em relação ao futuro.
Falamos de religião como esperança ilusória porque em si mesma não é capaz de responder a todas as necessidades da vida. Ela pode ser uma ajuda, uma alternativa diante do desespero, mas não é a solução.
Isso por que a religião tem suas crises, seus defeitos, suas incoerências, seus escândalos. Como dizia o profeta Jeremias (Jr 7.4) muitos se utilizam da religião para enganar. Por tudo isso, também tem gerado decepções e desespero em muita gente.
Como se percebe, a grande esperança da humanidade enferma não pode estar fundamentada na religião apenas. Porém, maior que a religião e seus projetos de missão, é Jesus Cristo, o nosso único salvador! Sim, Jesus Cristo e a nossa esperança verdadeira.

Jesus Cristo é a esperança verdadeira em primeiro lugar porque ELE É O ÚNICO QUE NOS AMA NUM MUNDO QUE NÃO SABE AMAR.
Uma das crises e das enfermidades deste mundo e a falta do verdadeiro amor no coração. È essa falta de amor que tem gerado egoísmo, violência e injustiça na sociedade.
Se alguém tem dúvida do amor dos filhos, dos pais, dos amigos, ou de quem quer que seja, não tenha duvida do amor de Deus por nos através de Cristo, pois sempre que tivermos certeza desse amor, haverá mais segurança, mais firmeza nas decisões, mais animo entre as pessoas, para lutarem pela vida.
Lembremo-nos de Deus ao oferecer Seu Filho Jesus, para morrer na cruz por nossos pecados. Esse amor de Deus faz a diferença quando se fala de esperança e de vida neste mundo (Rm. 5.8).

Jesus é a esperança verdadeira para a vida humana porque, ELE É O ÚNICO QUE NOS OUVE COM PACIÊNCIA, NUM MUNDO QUE NÃO SABE OUVIR.
Muita gente precisa de um ouvido para descarregar suas reclamações, para desabafar inquietudes, para aliviar suas tensões.
Vivemos num mundo em que a pessoa não tem tempo para ouvir ninguém e isto nos deixa infelizes. Por isso, muitos têm procurado o ouvido de um psicólogo, de um psiquiatra e até de um líder religioso, para descarregar suas mágoas.
Mas se confiarmos em Jesus Cristo, Ele saberá ouvir as confissões e certamente aliviará as tensões de cada dia, de todos nós. (Mt. 11.28-30). Pode até ser que alguém se proponha a nos ouvir em nossas necessidades, mas nunca com o mesmo amor de Jesus!

Jesus Cristo é a esperança verdadeira para a vida por que também É O ÚNICO CAPAZ DE COMPREENDER AS AFLIÇÕES HUMANAS NUM MUNDO DE INCOMPREENSÕES.
Todos querem ser compreendidos, mas poucos estão dispostos a compreender o sofrimento do outro. Somente Jesus Cristo compreende perfeitamente as nossas necessidades. Foi assim no passado quando muitos eram os acusadores da mulher adúltera e somente Jesus foi capaz, de compreendê-la e livrá-la da morte, dando-lhe novo sentido para sua vida ao dizer-lhe... Vá e não peques mais (Jo 8.11).
Isto porque como diz o profeta Isaias 42.3... Ele não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega.

Além disso, Jesus e a esperança verdadeira porque É O ÚNICO CAPAZ DE CURAR AS NOSSAS DORES FÍSICAS, MORAIS OU ESPIRITUAIS.
Ninguém mais tem o mesmo poder para libertar-nos de todos os males, de todas as nossas enfermidades.
É preciso acreditar em seu poder de libertação de nossas enfermidades, como pessoa ou como sociedade, pois ele diz em Mt 28.18: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra".

Mais do que tudo isso, Jesus e a esperança verdadeira porque somente através dele conseguimos a salvação para a vida eterna. (Jo. 3.16). Ninguém será salvo por que faz boas obras ou porque pratica ritos religiosos.
A salvação é um ato da graça de Deus em Cristo. Por isso, Ele é a única esperança verdadeira, o único e verdadeiro caminho, pois não apenas resgata a dignidade humana para uma vida melhor nesse mundo como também para a vida eterna.

Portanto, querido leitor, deposite sua esperança somente em Jesus Cristo, nosso Salvador, pois Ele não decepciona nunca!

Nenhum comentário: