sexta-feira, 4 de março de 2011

Como entender este amor?

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?"
Lucas 15:4

Neste capítulo do evangelho de Lucas encontramos três parábolas: a da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo (esbanjador). Se você ler essas três histórias verá que elas falam sobre o plano de Deus para a nossa salvação.
Em cada uma dessas parábolas achamos detalhes que mostram, de maneira clara, que Deus ama as pessoas incondicionalmente! Ele salva quem está perdido motivado unicamente por sua graça (favor imerecido) e há uma grande festa no céu quando um pecador se arrepende.

A BÍBLIA ENSINA QUE DEUS É AMOR - 1 João 4:8b.
Em nossa mente finita, jamais conseguiremos compreender o amor de Deus em sua profundidade! Em sua essência, o Todo Poderoso é amor. Ele ama porque é amor, não porque somos amáveis.
A característica sublime deste tipo de amor (em gr. ágape) maior é dar-se a si mesmo sem esperar troca alguma. Veja o que Jesus diz: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16).
Deus não dispensou o seu pleno amor por um mundo habitado por homens bons, pelo contrário, o seu amor foi derramado por uma humanidade rebelde e cheia de justiça própria.
Como podemos entender esse amor? Ele está além de nossa capacidade de compreensão. O amor divino é sem medida.

O pastor de nossa parábola tinha cem ovelhas. Será que Ele amava igualmente a todas elas, ou havia alguma predileta?
Aquele homem conhecia muito bem todo o seu rebanho. Cada uma de suas ovelhas atendia por um nome, todas lhe eram especiais.
Amor, para ser amor, tem que ser dispensado de maneira plena. No amor não há acepção. Isso significa que as noventa e nove ovelhas não eram mais amadas do que aquela que se perdeu.
Do mesmo modo, Deus nos ama. O seu amor é incondicional. O mais santo entre os homens ou o mais pervertido dos pecadores, um e outro são amados incondicionalmente por Deus. 1 Jo. 4:10 – Rm. 5:8

O amor não é uma questão verbal apenas, ele é prático. O amor de Deus não é teórico, é palpável. Em Romanos 5:8 diz que: Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Essa é a prova real do amor de Deus pelo pecador. Em outras palavras: isto é graça!

A GRAÇA É A DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DO AMOR CELESTIAL. Tt. 2:11 e 3:4, 7.
O amor de Deus é absoluto e incondicional. A sua graça é a expressão perfeita deste amor.
A graça é a única ponte de ligação entre Deus e o pecador.
Certo H.C, Trumbull escreveu: O caminho para o céu não atravessa uma ponte de pedágio e sim, uma ponte livre, a saber, a graça não merecida de Deus, em Cristo Jesus.
A parábola em destaque mostra que a ovelha perdida foi encontrada (15:5). Encontramos aqui tanto a manifestação do amor, como a expressão da graça.
Este homem não somente conduziu a ovelha de volta ao rebanho, ele mesmo a carregou sobre os próprios ombros. Isso é graça. A ovelha foi achada e salva pelo pastor.

Está escrito em Lc. 19:10: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Somente o perdido pode ser achado.  Aquele que não se encontra nesta posição jamais poderá ser salvo.
Deus nos salva unicamente por sua graça.

Nos somos regenerados pelos nossos próprios merecimentos!Rm 11:6
Cristo realizou toda a obra de nossa salvação. Não há mais nada a ser acrescentado – I Pe. 2:24
Todo o custo de nossa salvação já foi pago pelo Senhor Jesus Cristo. Contudo, somente aqueles que reconhecem a sua completa miséria podem se beneficiar da graça revelada em Cristo.
Os que crêem na suficiência da graça de Cristo são salvos.
Deus nos amou em grau infinito e dispensou a sua graça por meio de Cristo Jesus. Como é maravilhoso o amor de Deus!

DEUS NOS SURPREENDE AINDA MAIS, MOSTRANDO COMO ELE FICA ALEGRE QUANDO UMA PESSOA SE ARREPENDE.
A parábola da ovelha perdida mostra isto claramente em Lucas 15: 6-7. O céu não é um lugar monótono. É um lugar de alegria! É um território de muita festa!
Uma das expressões do caráter santo de Deus é a alegria, o bom humor. Ele se alegra imensamente quando um pecador se rende à sua graça. Ele não tem prazer na perdição do ímpio – Ez. 18:23
O céu estremece de alegria quando um ser humano é regenerado. Os anjos de Deus festejam quando um pecador se arrepende. – Lc. 15:10

Que estas verdades possam despertar teu desejo de experimentar este amor, favorecer-se com esta graça e proporcionar esta alegria ao coração de Deus, caso você ainda não se sinta parte do rebanho de Cristo. E possam despertar no coração daqueles que já receberam Jesus o desejo de levar outros a terem esta maravilhosa experiência.

Tenha um ótimo fim de semana!

Nenhum comentário: