sexta-feira, 1 de junho de 2012

Procura-se!

 ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; 
ele fará tudo o que for da minha vontade’.
Atos 13:22

Quem é a pessoa segundo o coração de Deus? Que qualidades Deus considera para que diga que alguém é “segundo seu coração”?
A Bíblia diz que Davi foi um homem com tais qualidades. Não por ter sido rei, guerreiro, conquistador, mas por características espirituais que revelaram seu caráter como de um homem segundo o coração de Deus.

Mas isto não foi exclusividade sua! Nós também podemos nos tornar homens e mulheres segundo o coração do Pai se tivermos atributos semelhantes!

A Bíblia nos mostra que a pessoa segundo o coração de Deus, assim como Davi, é sincera e verdadeira.
Samuel foi enviado à casa de Jessé para ungir o novo líder de Israel. Tal líder estaria entre os filhos de Jessé. Um a um, desfilaram perante o profeta e sacerdote homens fortes e inteligentes, com sério perfil real.
Mas a Palavra do Senhor veio a Samuel dizendo: "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém, o Senhor o coração". I Sm 16:7
Quando se olha com os olhos de Deus não é difícil encontrar o homem segundo o seu coração.
Davi foi deixado por último, quase esquecido. Mas assim que adentrou a presença de Samuel, este ouviu a voz de Deus: "é este"! (I Sm. 16:12). Ele até tinha boa aparência. E este não é um critério excludente. Mas, o principal é o cultivo de qualidades interiores.
Davi era o que era. E na sua autenticidade foi chamado para servir a Deus.

A pessoa segundo o coração de Deus tem intimidade com Ele.
É uma coisa de coração para coração!
A intensa religiosidade que marca a história do ser humano no mundo não é, necessariamente, garantia de verdadeira comunhão com Deus. O próprio Davi afirma isto no Sl. 25:14
Você é íntimo de Deus ou se sente constrangido, desconfortável em sua presença?
Intimidade não é sinônimo de desrespeito. Pelo contrário! O temor do Senhor está implícito nela. Mas a intimidade revela a nossa liberdade para estar em comunhão com Deus,
Para muitas pessoas o buscar a Deus exige hora e local. Sentem-se totalmente impedidas de orar se tais condições não forem preenchidas. Ainda há os que imaginam estar incomodando a Deus com suas preces.
Na verdade, há o medo de que tal intimidade seja uma avenida de duas mãos que, se por um lado, podemos alcançar a Deus com a nossa súplica, Ele pode vir ao nosso encontro e declarar o seu propósito, acarretando-nos exigências comprometedoras.

Assim como Davi, a pessoa segundo o coração de Deus é também alguém que está no centro da sua vontade. Sl. 25:12
Davi declarou que, ao homem íntimo de Deus é revelada a aliança do Senhor, e mais: "ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher".
Muitos imaginam que esta passagem se presta a uma espécie de magia. Na iminência de uma decisão entre a escolha A ou B, de alguma maneira o Senhor vai apontar o caminho. Correto. Porém, é mais do que isto: não se trata da nossa escolha com a ajuda divina, mas da escolha divina para conosco, para a nossa vida.

Se pudéssemos agrupar a imensidão de crenças que há no mundo em apenas dois grupos, teríamos, de um lado, os que desejam estar próximos de Deus para dele usarem e, de outro, os que buscam a Deus para servi-lo, para fazer a sua vontade.
De que lado você está? Davi é apenas o modelo no qual devemos nos espelhar para buscar esta mesma estatura espiritual.
Ainda hoje Deus segue procurando pessoas segundo seu coração. Pessoas sinceras e verdadeiras; que vivem em íntima comunhão com ele, buscando fazer sempre a sua vontade.

Nenhum comentário: