segunda-feira, 30 de julho de 2012

É preciso crer em Jesus


Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 
Romanos 10:9

Nos últimos dias estive refletindo a respeito da fé em Jesus. Eu havia feito uma leitura do Novo Testamento em que fui marcando com cores, diversos temas que me chamavam a atenção. Para a fé, propositalmente, escolhi a cor vermelha. Quando retornei aos textos para ler sobre esse assunto, me dei conta de que estão repletos de vermelho! Isto porque, a Bíblia, como você deve saber, não foi escrita para provar a existência de Deus ou explicar a criação do mundo. Seu objetivo, do começo ao fim, é revelar o plano redentor de Deus para o ser humano, através da fé em Seu Filho Jesus Cristo.

MAS O QUE SIGNIFICA TER FÉ, CRER EM JESUS?

Crer em Jesus é reconhecer que ele é o Messias, o Cristo, o escolhido de Deus para ser o nosso redentor.
Segundo o dicionário: "redimir" significa “pagar o resgate para libertar da escravidão”. Cristo é simultaneamente, o nosso redentor e o preço do nosso resgate.[1]
A palavra messias, do hebraico, quer dizer: O Consagrado, O ungido de Deus. Cristo é a sua tradução para o grego.
As pessoas tendem a complicar a fé, criando uma lista interminável de “obras” que devem ser feitas como prova de que alguém crê em Jesus. Mas veja só o que a Bíblia diz sobre isso: Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado. João 6:28-29; 6:69

Crer em Jesus significa também acreditar que o sacrifício dele foi suficiente para a nossa salvação.
Não temos necessidade de nada, além do sacrifício de Jesus na cruz, para sermos salvos. Por meio dele Deus nos presenteou com o perdão dos pecados e com a vida eterna!
Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Ef. 2:8-9 NTLH
  
Pois pela graça de Deus vocês são salvos (...). Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.
A graça é o livre favor de Deus, recebido (mas nunca merecido) mediante a fé. A graça atua por causa do amor de Deus e através dele. Por ela Deus salva o ser humano de modo totalmente à parte de seus merecimentos pessoais.

(...) por meio da fé.
A fé não é a causa da salvação e sim a graça de Deus. Ela é o instrumento da salvação. É aquilo que faz os homens recebê-la.
A fé é o reconhecimento, por parte da alma, daquilo que Cristo é, e o motivo pelo qual ela entrega aos cuidados dele os desejos todos e o destino da própria existência.
O arrependimento e a fé são os dois lados da conversão. (Mc. 1;15)

A salvação não é o resultado dos esforços de vocês.
Júlia H. Johnston, uma compositora de hinos cristãos, disse sobre a graça: “Esse presente ou dom é livremente outorgado, a pecados sem valor, ao filho pródigo que nada merece, ao publicano desrespeitado, ao ladrão violento já na cruz, a ti e a mim”.[2]

Crer em Jesus significa ainda tomar a decisão de segui-lo.
O apóstolo João narra em seu evangelho que os discípulos do profeta João Batista, ao ouvi-lo dizer que Jesus era o Cordeiro de Deus, tomaram a decisão de segui-lo imediatamente. Veja:
No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! " Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. João 1:35-37

QUAL O RESULTADO DA FÉ EM JESUS REVELADO NA BÍBLIA?

Primeiramente, somos aceitos por Deus. Este texto do apóstolo Paulo aos Romanos, no capítulo 3:22-24 não deixa dúvidas:
Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Rom. 3:22-24 NTLH

E assim, pela mesma fé em Jesus nos tornamos seus filhos.
Muitas pessoas têm dificuldade em aceitar esse fato. Acham constrangedor pensar que quem não crê em Jesus seja apenas uma criatura de Deus. Mas o apóstolo João deixa isso claro no capítulo 1:10-12 quando fala a respeito de Jesus: Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. João 1:10-12. Ser um filho de Deus é um direito daqueles que o recebem porque crêem nele como Salvador e Senhor.

A fé em Jesus ainda resulta em recebermos o perdão dos nossos pecados.
Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, (...).Efésios 1:7

PORÉM, COMO MANIFESTAMOS NOSSA FÉ EM JESUS?

Paulo diz que existe uma maneira de manifestarmos nossa fé em Jesus, em Romanos 10:9:
Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
De acordo com esse texto vemos que é preciso reconhecer publicamente que Jesus é o Senhor de nossa vida. Que ele agora é quem tem toda autoridade sobre nós, e crer no coração que ele não só morreu, mas, também ressuscitou dentre os mortos! Pois a ressurreição de Cristo é que nos dá a certeza de que um dia também ressuscitaremos para viver eternamente com ele!
Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. 1 Coríntios 6:14

Resumindo: Crer em Jesus compreende a entrega total de sua alma aos cuidados de Cristo, a aceitação da cruz (do sacrifício de Cristo) em seu lugar e da ressurreição dele dentre os mortos, e o prosseguir perseverante na caminhada cristã! Bem-vindo ao time, querido leitor!



[2] CHAMPLIN, R. N. O N.T. Interpretado. Vol. IV. SP: Ed. Candeia. 1995.

Nenhum comentário: