segunda-feira, 23 de julho de 2012

O que você anda pensando?


Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos.
Salmo 139: 23

Quem já não se viu em luta contra maus pensamentos? Essa é uma situação que nos traz grande angústia. Especialmente porque sabemos que são pensamentos que não agradam a Deus.

Como diz o apóstolo Paulo, são fortalezas e sofismas com os quais temos que lutar com as armas de Deus (2 Co. 10.5) . Pensamentos impuros, pensamentos negativos sobre outras pessoas, lembranças dolorosas, medos, preocupações etc., que constantemente tentam ocupar a nossa mente. Marcos 7: 21, 22

Já li várias metáforas que comparam nossa mente a um jardim. No geral o que todas elas enfatizam é a necessidade de:
§  Escolher as melhores sementes (pensamentos de Deus) para semear nesse jardim (a mente);
§  Cuidar e cultivar essas sementes diariamente;
§  Combater as ervas daninhas (maus pensamentos);
§  Saber que esses cuidados exigem trabalho árduo e constante.

A Bíblia nos mostra que existe uma relação muito estreita entre o que pensamos e como agimos. Nossas ações são determinadas pelos nossos pensamentos. Deus fala através do profeta Jeremias:
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10
O pregador americano A.W.Tozer diz que: O pensamento instiga o sentimento, e o sentimento dispara a ação.[1] Provérbios 23:7
Ele diz ainda que: Os nossos pensamentos voluntários (aqueles que escolhemos nutrir) não só revelam o que somos; predizem o que seremos. A não ser aquela conduta que brota dos nossos instintos naturais básicos, todo o nosso comportamento é precedido pelos nossos pensamentos e deles se origina.
Jesus ensinou que os homens se corrompem por seus maus pensamentos, e chegou ao ponto de igualar o pensamento ao ato: Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Mateus 5:28

Ainda que os nossos pensamentos instiguem os nossos sentimentos, e assim influenciem fortemente as nossas vontades, nossa vontade pode e deve dominar os nossos pensamentos e não ser serva deles.

A Bíblia mostra também que o pensamento correto tem o poder de inspirar a fé e de motivar o comportamento ou ação correta. Veja o que dizem esses textos:
Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos. Salmos 119:59.

Meu coração ardia-me no peito e, enquanto eu meditava, o fogo aumentava; então comecei a dizer (...). Salmos 39:3

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança (...). Lamentações 3:21

A minha boca falará com sabedoria; a meditação do meu coração trará entendimento. Salmos 49:3

Pensar em Deus e em coisas santas cria um ambiente favorável ao nosso crescimento espiritual
A Bíblia diz que quando entregamos nossa vida a Cristo e o recebemos como Senhor e Salvador nós nos tornamos novas criaturas e recebemos a mente dele. Isso significa que então podemos ser vitoriosos sobre os maus pensamentos, pois não vamos lutar com as nossa forças, usando “pensamento positivo”! Lutaremos com as armas de Deus e ele nos capacitará a pensar cada dia mais como ele!
Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento
Filipenses 4:8

Medite por um instante. Que pensamentos têm ocupado a sua mente?
A. W. Tozer lembra que: “Quem quiser verificar sua verdadeira condição espiritual pode fazê-lo notando quais foram os seus pensamentos nas últimas horas ou dias. Em que você pensou quando estava livre para pensar no que lhe agradasse? Para o quê se voltou o íntimo do seu coração quando estava livre para voltar-se para onde quisesse?”.

Há um ditado que diz: Não podemos evitar que um passarinho voe sobre nossa cabeça, mas podemos evitar que ele faça ninho.

Sabe qual é o melhor meio de controlar nossos pensamentos? É oferecer nossa mente a Deus em completa submissão.

O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 10:5 diz: Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Imagine que seus pensamentos são como um prisioneiro que você subjugou, algemou e com força e autoridade você o conduz para o caminho por onde você quer que ele ande (o caminho que agrada a Deus)!

O maior desafio do discipulado é aprender pensar como Deus, é um exercício de vontade em que submetemos todos os nossos pensamentos à vontade dele. O Espírito Santo aceita a nossa submissão e assume o controle da nossa mente imediatamente, ajudando-nos a pensar segundo a Palavra do Senhor. Mas atenção! Para pensarmos segundo a Sua Palavra é preciso conhecê-la.

Que tal colocar como desafio e alvo de sua vida cuidar do seu “jardim” que é a sua mente?! Ocupe todo seu espaço para cultivar as virtudes que agradam a Deus e arranque diariamente os maus pensamentos na autoridade do nome de Jesus!

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! Salmos 19:14

Desejo a você uma semana de vitória sobre os maus pensamentos, debaixo da graça e da bênção do Senhor Jesus!


Nenhum comentário: