segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jesus é o melhor professor que já existiu!


Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: 
Mateus 5:1-2

O Sermão do Monte (Mt. 5- 7) é o mais conhecido discurso de toda a literatura mundial, porém o menos obedecido! Ele é a chave que abre a porta do conhecimento do que Jesus quer que o cristão seja e faça, pois contém os mais altos padrões, os maiores valores e as prioridades do cristianismo.

Jesus pregou esse Sermão logo no início do seu ministério. Ele começou pregando o arrependimento e depois, para enfatizar a diferença que esse arrependimento traz, Ele ensinou as qualidades fundamentais do caráter do cristão, que o diferencia totalmente das pessoas ao seu redor. (Mt. 6.8).

Ao falar das bem-aventuranças, Jesus deixa claro que o cristão deve ter um caráter e uma conduta diferentes não só do mundo, mas, também do cristão nominal, do religioso.

Porém, ao estudar esse Sermão é preciso ir além dele, para chegarmos à pessoa do seu pregador, o Mestre por excelência: Jesus! Pois, o valor e a autoridade desse sermão estão no próprio Mestre. Ele é mais importante que o Seu próprio ensino.

Assim, é necessário entender primeiramente quem era Jesus? Quem estava assentado ali, diante dos discípulos e da multidão?

Era um homem ainda jovem de 30 anos de idade , que havia nascido em Belém da Judeia, mas que viveu na insignificante cidade de Nazaré, na Galileia, onde foi carpinteiro. Não há registros de que tenha frequentado a escola.  Era uma pessoa simples e comum! No entanto, quando esse homem simples se assentou e começou a ensinar, causou o maior impacto nos seus ouvintes. Ficaram perplexos diante do conteúdo apresentado por ele, da qualidade do seu ensino e da sua maneira de instruir!

Mas, o que havia de tão especial nesse Homem?  O seu caráter!

Seu caráter era íntegro. Íntegro, de acordo com o dicionário é algo completo; perfeito; reto; inatacável.[1] Ele foi 100% aquilo que ensinou. Ele viveu o Sermão do Monte!

Só para citar alguns exemplos: 
  • Ele desafiou seus discípulos a ser luz e ele próprio foi a luz – Mt.5.14/Jo. 8.12. 
  • Ordenou que seus discípulos orassem pelos inimigos e também orou pelos seus, no pior momento de sua vida  Mt. 5.44/Lc. 23.34. 
  • Ensinou seus discípulos a falar a verdade e ele foi a encarnação dela! – Mt. 5.37/Jo. 14.6
A integridade de seu caráter lhe dava absoluta autoridade para ensinar!

A obediência ao Pai também era um traço do seu caráter. Ele veio ao mundo para obedecer, para cumprir a missão que Deus Pai lhe havia dado. Jo. 4.34
O objetivo supremo de sua vida era fazer a vontade do Pai. Ele nunca teimou em fazer a sua própria vontade, mesmo quando parecia totalmente justificável. Mt. 26.42

Além de seu caráter, havia algo que também fazia o ensino de Jesus ser tão peculiar: sua pedagogia!
Jesus, mais do que qualquer outro, conhecia os princípios que devem nortear o ensino:[2]

Ele tinha o conhecimento da matéria: “O professor deve conhecer muito bem o assunto que está sendo ensinado”.
§  Jesus conhecia o mundo – pois foi criado por ele – Jo. 1.3
§  Jesus conhecia o homem, também criado por ele - Jo. 2.25
§  Jesus conhecia toda a verdade, pois era a própria verdade - Jo.14.6
§  Jesus conhecia as Escrituras – Lc. 24.27

Ele conhecia seus ouvintes: “O professor precisa conhecer seus alunos”.
Ele conhecia o íntimo de seus ouvintes. Captava o pensamento das pessoas. Lc. 5.22
Mas não somente conhecia, Jesus se importava com as pessoas mais do que com coisas, mais do que consigo mesmo. 

Ele conhecia os métodos de ensino: “O ensino deve partir do conhecido para o desconhecido, do próximo para o remoto, do concreto para o abstrato”. “O professor deve variar seus métodos de aula”.
Jesus, o Mestre por excelência, mostrou profundo conhecimento metodológico e o aplicou com eficiência!
§  Começou com coisas simples até chegar às complexas. Ex. pássaros, lírios, construção de casas – Mt. 6.26-28; 7.24-26
§  Partiu do conhecido para o desconhecido. Ex. sal, luz, traça, ferrugem, ladrão – Mt. 5.13-14; 6.19; 7.3
§  Utilizou-se de perguntas – Mt. 5.13; 46; 7.16
§  Contou histórias – Mt. 7.24-27

O Sermão do Monte é, sem dúvida, relevante para o mundo moderno e os seus padrões foram estabelecidos para serem cumpridos pelos cidadãos do Reino, aqueles que receberam Jesus e, por isso, fazem parte da família de Deus. Mas devemos estudá-lo e colocar em prática os seus ensinamentos, acima de tudo, pela pessoa do Mestre!

Que o Mestre bendito te instrua e oriente durante toda esta semana!


Baseado em:  NT. Sermão do Monte (um ensino desafiador). Ed. Cristã Evangélica. 2005.



Nenhum comentário: