segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Enraizados e edificados!


Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. 
Colossenses 2:6-7

De acordo com esse texto do apóstolo Paulo aos colossenses, nós recebemos a Cristo por meio de alguém que nos compartilhou o evangelho, as boas novas da salvação em Jesus. desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade”  Cl. 1:6. A fé que tivemos nele, nos levou a entregar-lhe nossa vida e nos submeter à sua autoridade, como Senhor.

Dessa mesma maneira, como recebemos a Cristo, Paulo diz que devemos andar, continuar a viver nele. Não podemos nos perder na caminhada, submetendo-nos a orientações e doutrinas que não vêm dele.
A Bíblia diz que devemos seguir vivendo: sob a direção de Cristo, honrando-o em todas as coisas; em compatibilidade com o ensino bíblico e em comunhão com Deus. Desenvolvendo nossa salvação sobre o alicerce da Palavra de Deus, cujo “cimento” é a fé, a confiança no sacrifício redentor de Jesus.

Para aqueles que se identificam com essa experiência, Paulo destaca algumas exortações.  Ele recomenda que tenham cuidado com filosofias e vãs sutilezas do mundo – (vers. 8. )
O que ele quer dizer com isso? Que tenham cautela, bom senso espiritual para discernir ensinamentos que podem levar o cristão a crer em mentiras, doutrinas “aparentemente santas e verdadeiras” cujo objetivo real é o culto de si mesmo e o estímulo de uma falsa humildade, tirando Cristo do centro do nosso viver. (vers. 23.)

O apóstolo Paulo também aconselha aos cristãos de Colossos que busquem as coisas que são de cima (3.1). Ele diz que por haver ressuscitado com Cristo, ao crer em sua ressurreição, o cristão deve focalizar no céu todos os seus pensamentos e desejos, pois é lá que Jesus ressurreto vive.
Mas, que coisas lá de cima são estas? São as virtudes morais e éticas que o Espírito Santo cultiva nos filhos de Deus (Gl. 5.22,26); a lei do amor, que inclui uma vida de bondade, serviço e boas obras para com o próximo e viver segundo a dimensão eterna, promovendo os interesses de Deus, dedicando-se aos projetos dele.

Por último, Paulo orienta os cristãos a pensar nas coisas que são de cima. Parece meio redundante, pois ele já havia aconselhado a buscar as coisas que são de cima. Mas, na verdade, com essa nova orientação, ele vai além, ele aprofunda a ação! Mais que buscar, é preciso fixar a mente sobre as coisas do céu. E isso exige determinação, exige um cultivo diário!
R. Norman Champlin diz que “aquele que invade sua mente com coisas mundanas, ou mesmo aquele que se preocupa exclusivamente com coisas terrenas, embora não sejam prejudiciais em si mesmas, dificilmente será capaz de fixar sua mente sobre as realidades do alto”.

Que nesta semana, por meio da comunhão com Jesus, nosso objetivo seja essa busca e essa fixação da mente nas coisas que Deus valoriza!

Nenhum comentário: