segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Jesus orou por você!


Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. 
João 17:9

Meditando nesse texto bíblico, algo chamou minha atenção. Comecei a observar a oração de Jesus por seus discípulos e o que ele pedia ao Pai por eles, e pensei: “se Jesus priorizou estes motivos ao orar por nós é porque eles realmente são muito importantes!”.

Quando oramos por alguém, normalmente pedimos a Deus o que consideramos mais necessário ou importante para aquela pessoa. Não é mesmo?!
Neste momento em que Jesus ora pelos seus discípulos, ele estava prestes a ser traído e preso. Ele sabia que lhe restava pouco tempo até a crucificação. Por isso, ele ora primeiro por si e depois intercede profundamente por nós.

Essa intercessão de Jesus nos aponta algumas áreas que ele considerou prioritárias para a nossa vida e que também podemos colocar como prioridades em nossas orações por outras pessoas.

Jesus pediu primeiramente, segurança para todos os que creem nele. – v. 11, 12 e 15
Ele pediu que fossem protegidos do mundo (sistema mundano, contrário aos valores de Deus) e de se desviarem da fé. V. 12

Ele pediu também a Deus Pai que desse alegria constante aos cristãos por, entre tantos motivos, participarem da natureza divina através do novo nascimento, por participarem aqui na terra dos propósitos, desígnios e alvos de Deus, assim como Jesus – v. 13.
Essa alegria é resultado da transformação realizada pelo Espírito Santo e implantada em nosso interior. Mas é preciso tomar cuidado para não correr o risco de perdê-la nos deixando envolver pelo mundo.

Jesus suplicou ao Pai também para que seus seguidores vivessem em santificação – v. 17. Santo, segundo a Bíblia, é alguém separado por Deus e para Deus, para o que é reto e puro. Separado, ao mesmo tempo do que é errado, mau, mundano e que tem objetivos inferiores aos que Deus tem para esta pessoa.
Jesus é o padrão para a nossa santificação. Ele é a verdade, o logos de Deus, a Palavra salvadora e transformadora.

Quando recebemos a Cristo, Deus nos separa para si e dá início ao processo de transformação em nosso caráter. Essa transformação progredirá por toda a eternidade, de “glória em glória”, como diz a Bíblia, até chegarmos à estatura espiritual, ao padrão de Cristo ( II Co. 3:18)

Jesus ainda orou para que os cristãos tivessem o privilégio de conhecer a verdadeira comunhão que deve haver na comunidade cristã. Essa comunhão é permeada e promovida pelo Espírito Santo e resulta em amor, respeito e paz! A unidade cristã é a maior segurança contra a apostasia da fé. Segundo o próprio Jesus, essa unidade é uma ou a melhor estratégia evangelística que pode existir (v. 23)

E, por último, Jesus pede que sejamos perseverantes até sermos glorificados. Ele orou para que os seus servos viessem a habitar eternamente com ele nos lugares celestiais (v. 24).

Assim como nosso mestre Jesus, que seja também esta a nossa intercessão por nossos irmãos e a prioridade de objetivos para a nossa própria jornada cristã.

Desejo uma semana abençoada pra você que está lendo esta reflexão!

Nenhum comentário: