quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Qual o objetivo do Natal? Para quê Jesus veio?

Quando uma criança vem ao mundo, é interessante observarmos o que ela traz consigo: as feições do pai, as “covinhas” da mamãe... traz assunto para muitas conversas.

Mas, o que o menino Jesus trouxe consigo?

O evangelista João nos mostra o lar eterno desta criança e os preciosos tesouros que ela traz consigo:

JESUS TROUXE CONSIGO A VIDA – JO. 1:4 E 11-13
Em nenhuma outra data se festeja tanto, se presenteia tanto, se compra tanto como no Natal! Fala-se muito no “espírito” de Natal, mas pouco ou quase nada sobre aquele que é o motivo desta festa.

O ser humano busca, desesperadamente, encontrar algo que satisfaça o anseio, o vazio do seu coração. No fundo, cada pessoa guarda em seu coração o anseio pela vida eterna (Ec. 3:11) e isso se evidencia especialmente no Natal.

E diante desta busca desenfreada pela satisfação nos perguntamos: Qual o objetivo do Natal, do nascimento de Cristo? Para quê Jesus veio?
Ele próprio disse certa vez: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. (Jo. 10:10).
É desse presente que precisamos!

O MENINO JESUS TROUXE CONSIGO A VIDA PLENA EM PESSOA (JO. 11:25, 26; 14:6).
Esta vida é caracterizada pela libertação da condenação do pecado original e dos pecados diários.
Nós trazemos conosco o pecado e a morte, Jesus traz libertação e vida; paz com Deus, reconciliação com o próximo e reconciliação conosco mesmos e com a forma como conduzimos nossa vida.
Esta vida é caracterizada pelo amor na sua forma mais profunda, ampla e pura. Esse é o desejo de Deus.
Todos os mandamentos de Deus podem ser resumidos no amor. Mt. 22:35-40; I Jô 4:10,11,16; Rm 5:5
A qualidade de vida que Jesus nos proporciona não pode ser substituída por nada nem ninguém. 1 Jo. 5:12
Através de Jesus podemos ver, sentir e experimentar a vida que o próprio Deus nos dá.

Em segundo lugar João nos mostra que JESUS TAMBÉM TROUXE CONSIGO A LUZ– Jo. 1:4,5,9 – Sl. 36:9
Vida e luz são inseparáveis. Jesus não é somente a vida em pessoa, é também a luz em pessoa.
Por isso, quando ele nasceu o céu se abriu “e a glória do Senhor brilhou” (Lc. 2:9).
Quando a luz da glória de Deus brilha ao redor das pessoas, ela produz, em primeiro lugar – assim como nos pastores o temor.
Não tanto porque a luz ilumina a noite escura, mas porque a luz da glória de Deus revela a sua santidade, que traz à tona a profunda perdição do pecador;
1 Tm. 6:16; 1 Jo. 1:5; Hb. 12:28-29
Se sentimos temor na luz de Deus é porque percebemos que Ele é santo e nós pecadores. Is. 6:5
Quem vai a Jesus experimenta que ele é a luz que nos permite viver diante de Pai e nos capacita para a verdadeira vida.
A luz de Deus não se apaga: Ela resiste até mesmo à maior de todas as tempestades.

Sem Jesus, a Bíblia diz que nós estamos mortos em nossos delitos e pecados, e diz também que vivemos nas trevas.
Só através dEle podemos usufruir da vida plena e eterna e da luz que nos livra da escuridão do pecado.

Que neste Natal possamos refletir sobre o quanto dependemos de Jesus; da Sua vida e da Sua luz.
Que possamos então receber dEle, da criança da manjedoura, os tesouros que nos capacitam a viver de acordo com a sua vontade: Uma vida nova que reflita o brilho de sua santidade.

Nenhum comentário: