segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pedir, buscar e bater = persistência!

Ao ler ou estudar o Sermão do Monte, você já se perguntou: “Como é possível viver o Sermão do Monte? Como é que alguém pode chegar a ter uma vida nesse padrão?”
Assim que nos conscientizamos disso, começamos a nos sentir envergonhados e a perguntar: “Quem é capaz de pôr em prática esses ensinamentos de Jesus?”
E não só isso, mas também nos conscientizamos da nossa necessidade de purificação, percebemos quão indignos e pecaminosos somos.
Precisamos de ajuda e graça. Mas, onde podemos obtê-las? Eis a resposta:
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 
Mateus 7:7
O suprimento necessário foi posto à nossa disposição, e nosso Senhor reiterou o seu ensino para melhor ressaltá-lo.
Se quisermos atravessar esta vida em vitória, com paz e alegria nos nossos corações, prontos para enfrentar qualquer coisa que nos venha ao encontro, e se quisermos ser mais que vencedores, apesar de tudo, então há certas coisas de que precisamos.

A primeira delas é que PRECISAMOS TOMAR CONSCIÊNCIA DA NOSSA NECESSIDADE E DAS RIQUEZAS DA GRAÇA QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS.
Somente aqueles que tomam consciência dessas duas realidades é que verdadeiramente “pedem”, pois somente eles são capazes de dizer como o apóstolo Paulo em Rm. 7.24: “Desventurado homem que sou”, e buscar o livramento espiritual. Há outros indivíduos que jamais se conscientizam de sua necessidade.
A pessoa que se reconhece necessitada é aquela que também começa a perceber as possibilidades que se acham em Cristo. Jesus, em seus ensinos, esforçava-se por deixar claro que devemos demonstrar humildade  e persistência (Lc. 11).
Buscar, nesse texto do Sermão, tem o sentido de continuar buscando, o verbo bater envolve a mesma ideia de uma ação contínua. Nunca é demais enfatizar a importância da persistência, pois, a pior coisa na vida cristã é contentar-se com desejos passageiros.
Se quisermos andar com Deus e experimentar todas as bênçãos que Ele tem para nos oferecer, precisamos persistir e pedi-las a Ele dia após dia. Não devemos orar apenas quando desejamos alguma grande bênção e depois parar. Persistência! Essa é a questão principal.

A segunda coisa de que precisamos, se quisermos ser mais do que vencedores, é CONSCIENTIZAR-NOS DE QUE DEUS É O NOSSO PAI. – v. 9
Era isso que nosso Senhor se preocupava em destacar em tudo quanto ele dizia! Para isso ele empregou o seu método familiar de argumentar do menor para o maior: comparando o pai terreno com o Pai celestial.
Em nossa insensatez , chegamos a pensar que Deus está contra nós quando algo de desagradável nos acontece, mas, pelo contrário, porque Deus é o nosso Pai, Ele jamais nos dará algo que nos seja prejudicial!
Deus, sendo Deus, nunca erra! Ele sabe tudo. O seu conhecimento é absoluto. Se pudermos compreender que estamos nas mãos de um Pai dessa qualidade, então nossa perspectiva de futuro será inteiramente modificada (seremos, inclusive, menos ansiosos!).

Em último lugar precisamos RELEMBRAR CADA VEZ MAIS AS EXCELENTES DÁDIVAS DE DEUS – “...quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas coisas aos que lhe pedirem?” Mt. 7.11
No que consistem essas “boas coisas”? Em Lucas 11 encontramos que é o Espírito Santo! Ao nos dar do Seu Espírito Santo, o nosso Pai celestial nos dá tudo: toda a aptidão de que precisamos, toda a graça, todo o dom espiritual, pois todas essas bênçãos nos são conferidas através do Espírito Santo. (II Pe. 1.3)
Isso nos mostra porque o “pedir, buscar e bater” não significam que podemos pedir qualquer coisa que quisermos e ela nos será dada. O que está envolvido nessa promessa é isto: podemos pedir qualquer coisa que seja proveitosa, qualquer coisa que contribua para aprimorar a nossa salvação, qualquer coisa que nos aproxime mais do Senhor, que expanda a nossa vida e que nos faça progredir espiritualmente, e Deus nos dará.
E a Sua promessa é a seguinte: se lhe pedirmos essas coisas boas, como a plenitude do Espírito Santo, ou uma vida caracterizada pelo amor, pela alegria, paz e longanimidade etc. e todas aquelas virtudes excelentes que podiam ser vistas brilhar na vida terrena de Jesus, Ele nos dará.
Se as buscarmos vamos encontrá-las; se batermos, a porta dessas bênçãos nos será aberta, e haveremos de entrar para usufruirmos delas.
Que sejamos desafiados a descobrir, por meio do estudo da palavra de Deus, muito mais dessas “boas coisas” que o Espírito Santo pode nos dar, e então, que as peçamos ao Pai celeste.
Se buscarmos essas realidades divinas acima de tudo o mais, se buscarmos “em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça”, então teremos a garantia que nos foi dada pelo próprio Filho de Deus, que todas essas coisas nos serão acrescentadas.
Deus vai dá-las a nós com uma riqueza e uma abundância que nem podemos imaginar!
Que assim o Senhor Jesus nos abençoe nesta semana!


Referência:
JONES, D. M. Lloyd.  Estudos no Sermão do Monte. SP: Ed. Fiel, 1984.



Nenhum comentário: