terça-feira, 16 de agosto de 2011

Que tipo de bênção você tem buscado?


Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
 Efésios 1: 17-18

Paulo foi um homem de oração. Suas cartas estão repletas de orações pelos cristãos e igrejas. Na carta aos Efésios, Paulo ora duas vezes pelos cristãos da cidade de Éfeso, na Grécia. (Ef. 1:16; 3:14).
Estudando estas orações recebemos verdadeiras lições para a vida cristã. São orações repletas de louvor, gratidão e intercessão pelos cristãos. Mas Paulo não se limitou à gratidão. Ele se derramou diante de Deus em súplica. E em sua oração pediu a Deus que concedesse algumas outras bênçãos espirituais importantes para a vida das pessoas em Éfeso.
Veja então as bênçãos espirituais que Paulo pediu a Deus:

Em primeiro lugar ele pediu que tivessem ESPÍRITO DE SABEDORIA – Ef. 1:17
Ao empregar a palavra “espírito”, o apóstolo Paulo não tinha em mente o Espírito Santo, como pensam alguns, nem o dom da palavra de sabedoria (1 Co. 12:8). A ideia é uma qualidade da alma, que o homem pode demonstrar através de uma atitude.
Segundo o Dr. Russel Shedd, sabedoria significa olhar para a vida com os olhos de Deus e perceber o que Ele está fazendo. Outra definição ainda diz que: Sabedoria é a prática correta do conhecimento. Ou seja, podemos conhecer todos os textos bíblicos, mas, se não praticarmos seremos realmente sábios.
A sabedoria consiste em nos tornarmos pessoas melhores.
O desejo do apóstolo era que os cristãos se aprofundassem dia após dia no conhecimento das verdades eternas, e que, por meio da sabedoria tivessem condições de viver a vida cristã sem comprometer (envergonhar) o nome de Jesus.

Uma segunda coisa que Paulo pediu a Deus, é que tivessem ESPÍRITO DE REVELAÇÃO – Ef. 1:17
Paulo suplicava a Deus para que aqueles cristãos tivessem um conhecimento profundo de Deus.
Em nossa vida cristã devemos procurar através de uma vida de comunhão, estudo da Bíblia e oração este conhecimento. Na Bíblia encontramos homens e mulheres que procuravam está experiência.
O profeta Oséias também alertou o povo dizendo: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor. (...) o conhecimento de Deus mais do que holocaustos”. (Os. 6:3; 6:6b.
Devemos ter como meta o pleno conhecimento de Deus como numa amizade que vai se aprofundando. Ex. Abraão foi chamado de amigo de Deus.

Paulo pediu também ao Senhor que os cristãos recebessem a ILUMINAÇÃO DOS OLHOS DO CORAÇÃO – Ef. 1:18
Nos escritos de Paulo, o “coração” representa o homem interior. Os olhos do coração daqueles cristãos precisavam ser iluminados para que visualizassem verdadeiras preciosidades divinas, tais como: a esperança da vocação; as riquezas da glória da sua herança nos santos; a suprema grandeza do Seu poder. Ef. 1: 18, 19
Quando temos os olhos de nosso coração iluminados, passamos a ter uma nova visão da chamada de Deus. A nossa vida cristã terá um novo impacto com esta visão. Seremos eternamente agradecidos a Deus por tal herança recebida em Cristo.

Estes três pedidos de Paulo a Deus, refletem sua preocupação em que os cristãos de Éfeso tivessem percepção. Essa percepção só é possível quando as pessoas possuem sabedoria em suas atitudes, conhecimento da pessoa de Deus e os olhos do coração iluminados para compreenderem seus privilégios em Cristo.
Você tem buscado este tipo de bênçãos? Será que, como discípulo(a) de Cristo tem percebido esta necessidade?

Nenhum comentário: