segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pessoas realmente felizes!



Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 
Mateus 5:3-6

Como vimos na última reflexão, a felicidade prometida por Jesus no Sermão do Monte não é passageira ou fundamentada apenas em estímulos, que se retirados a destroem. Essa felicidade é fundamentada em Deus, na obediência à Sua palavra e na fé. Não é um estado que conseguimos conquistar por nós mesmos, como pregam certas filosofias. Ele só é conquistado através da nossa comunhão com Jesus. Lembre-se! Um galho não pode produzir frutos, a não ser que esteja ligado à planta, para receber da sua seiva!
Hoje vamos ver com mais detalhes as quatro primeiras qualidades que Jesus afirmou trazerem plena felicidade. Estas quatro primeiras tratam do relacionamento da pessoa com Deus.

Jesus começou mencionando a:
I – HUMILDADE DE ESPÍRITO – Mt. 5.3
A palavra pobre ou humilde descreve a pessoa que não tem absolutamente nada. Por isso, é utilizada para se referir a uma humilde dependência de Deus. Humildade ou pobreza nesse sentido é reconhecer que não temos nada para oferecer a Deus, e que dependemos dele para tudo.
Só quando nos humilhamos diante de Deus e reconhecemos que não há em nós nenhum bem que nos faça dignos do reino dos céus, é que podemos ser justificados por Ele!

Essa qualidade é estranha num mundo onde se valoriza os independentes, os que demonstram não precisar de ajuda, ser autossuficientes, saber tudo e ter o poder nas mãos. Jesus contradiz essa ideia!
Na Bíblia encontramos dois textos que confirmam o quando Deus dá valor à postura de humildade. Em Apocalipse 3.17 vemos Jesus falando com os cristãos da igreja de Laodiceia a respeito de sua postura arrogante e autossuficiente. E na Parábola do Fariseu e do Publicano, narrada em Lucas 18.11-13 também.

Para os humildes de espírito Jesus promete que receberão (herdarão) o reino dos céus. Ele  enfatiza que o reconhecimento da nossa pobreza espiritual é a condição indispensável para receber esse reino no qual seremos plenamente felizes! Veja outras promessas de Deus aos pobres de espírito em Isaías 57.15 e 66.2.

A segunda característica que gera felicidade em nós, segundo Jesus é:
II – CHORAR – Mt. 5.4
Parece contraditório, não é?! “Feliz o que chora”! Mas, Jesus se refere aqui, não a um choro de luto, de mágoa ou de raiva, e sim ao choro de arrependimento. Existe uma ligação entre as primeiras duas bem-aventuranças: ser humilde de espírito é sentir convicção pelo pecado; chorar é demonstrar contrição. O que deve nos levar às lágrimas é a tristeza pelos nossos pecados! Veja o que o apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 7.10!

Mas além de chorar por seus próprios pecados, a Bíblia nos mostra que Deus espera que haja lágrimas também pelos pecados dos outros. Lágrimas quando vemos alguém cair no pecado, em vez de fofoca sobre o seu pecado. Jesus chorou pelo pecado do seu povo (Lc. 19.41).

A Bíblia ainda fala sobre aqueles que choram enquanto semeiam a Palavra de Deus e de como eles serão recompensados com alegria!
A promessa de Jesus para as pessoas que choram, nessa perspectiva,  é que serão consoladas pelo único conforto que pode aliviar o desespero: o perdão gratuito de Deus. Ap. 21.3-4

A terceira qualidade que resulta na felicidade verdadeira é a:
III – MANSIDÃO – Mt. 5.5
Segundo os dicionários, mansidão é o mesmo que serenidade; o estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre seu temperamento e atitudes; calma; paciência; controle da situação; domínio próprio. Biblicamente, mansa é uma pessoa controlada por Deus – 2 Tm. 2.24

Apesar de ser resultado da presença do Espírito Santo na vida do cristão, a mansidão também é um exercício a ser praticado a cada instante. Moisés, por exemplo, não era manso no início de vida com Deus, mas se tornou através da comunhão que desenvolveu com Ele – Nm. 12.3
Mais do que feliz é o cristão que tem todo o impulso sob o controle de Jesus , pois, como diz o escritor John Stott: “a condição pela qual tomamos posse de nossa herança espiritual em Cristo não é a força, mas a mansidão, pois tudo é nosso, se somos de Cristo”. – Mt. 11.29

O quarto tipo de pessoas bem-aventuradas são:
IV – OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA – Mt. 5.6
Justiça é a virtude de dar a cada um, o que é seu por direito. É também a qualidade do que é verdadeiro e correto.
Primeiramente, o cristão deve ter fome e sede de justiça moral, isto é, deve desejar se conduzir, ou se comportar conforme Deus quer.  Deve desejar ardentemente fazer o que agrada a Deus.– Sl. 106.3
Mas também deve ter fome e sede de justiça social. Deve ter como preocupação atender os pobres, libertar os oprimidos e promover os direitos humanos. – Sl. 82.3-4
O cristão deve ainda desejar ver a justiça de Deus, revelada na pessoa de Jesus, sendo estabelecida na terra. – Fl. 3.9

Como numa construção, as bem-aventuranças são como alicerces, que estão amarradas umas às outras, estão corelacionadas. Que através da compreensão de cada uma delas permitamos a Deus transformar nosso caráter e nos dar a felicidade constante.

 Uma semana plenamente feliz pra você, amado leitor do Sempre com Deus!


 Baseado em: Sermão do Monte (um ensino desafiador). Ed. Cristã Evangélica


Nenhum comentário: