segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Casamento é coisa séria - uma reflexão sobre o divórcio



Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".
Mateus 19:6
 

Após falar sobre o conceito de adultério do ponto de vista de Deus, Jesus passa a discutir em  Mateus 5.31-32 sobre a interpretação que os fariseus davam a Deuteronômio 24.1-4 no que se refere ao divórcio. Ele segue essa sequência com o objetivo de mostrar que, com o divórcio, os cônjuges são expostos também ao risco do adultério.

No contexto judaico uma mulher podia ser mandada embora pelo marido por qualquer trivialidade. Pois, na sociedade daquela época, a mulher era muito desvalorizada.  A relação matrimonial estava insegura. E Jesus faz questão de resgatar o valor do matrimônio, e mais uma vez a dignidade e o valor das mulheres!
Em nossa sociedade, o casamento também tem se tornado muito instável. Dados do IBGE mostram que o número de divórcios tem crescido em relação ao número de casamentos nas cidades brasileiras.[1] Isso porque, temos sido convencidos que “o importante é a nossa felicidade” custe o que custar!  Jesus, no entanto, diz que o divórcio só pode acontecer se tiver havido relação sexual ilícita por parte de um dos cônjuges (Mt. 19.9).

Os fariseus estavam mais preocupados com os motivos para o divórcio, enquanto Jesus com a manutenção do casamento! Isso porque, Ele sabe que quando um casamento se desintegra, o resultado é a culpa, a ira, o ressentimento, o medo e o desapontamento, além das consequências sofridas pelos filhos. Todos os envolvidos sofrem com marcas e feridas profundas! É uma ilusão pensarmos que é possível haver uma separação conjugal sem sofrimentos! E é exatamente desses sofrimentos que Deus quer poupar os seus filhos.

Com essas palavras ditas no Sermão do Monte, Jesus deixa claro que o divórcio nunca foi da vontade de Deus (Mt. 19.8), que o matrimônio só pode ser dissolvido pela morte de um dos cônjuges(19.6), pois, para Deus o casamento é uma instituição exclusiva e permanente.

É importante entendermos que o propósito de Deus com essas restrições é preservar a santidade e o vínculo da família.  Ele quer que, ao invés de pensarmos em “abandonar o barco” quando as lutas e as dificuldades vêm, que lutemos por nossa família e nos mantenhamos unidos!

Deus odeia tanto o adultério como o divórcio! Mas esses não são pecados imperdoáveis. Deus perdoa e espera que seus discípulos vivam com pureza e sem pecar mais ( Rm. 6.1-2). Se o divórcio já aconteceu, e um novo relacionamento já foi estabelecido, o importante é reconhecer que esse não era o plano original de Deus, pedir o seu perdão e orar para que essa nova aliança seja abençoada e sustentada por Ele.

Todos sabemos que preservar um casamento não é tarefa fácil, especialmente numa sociedade na qual ele já não tem o mesmo valor, e que, diante das dificuldades somos estimulados por muitos a desistir. Mas se confiarmos em Deus, ele pode transformar e sustentar nosso matrimônio, dando-nos sabedoria, força e orientação divina à medida que caminhamos! 

Nesse contexto, a leitura diária das Escrituras e a oração são forças poderosas que curam e restauram o relacionamento conjugal.  A força para mantermos a pureza moral está em nossa comunhão diária com Jesus. Além disso, um casal que ora e lê a Bíblia junto, dificilmente nutrirá mágoas e ressentimentos um contra o outro!

Não desista do seu casamento! Lute por ele com as “armas” de Deus e você vencerá!

Desejo-te uma semana abençoada, na força do Senhor!

Baseado em: Sermão do Monte – um ensino desafiador. Ed. Cristã Evangélica

Nenhum comentário: