domingo, 17 de agosto de 2014

Vencendo as tentações

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41

Nosso propósito hoje é buscar entender, através da Bíblia, de onde vêm as tentações e qual o caminho para vencê-las.
No original grego, “tentação” significa teste, tentativa, prova; mas também tem a ideia de instigar, seduzir, induzir ao mal (latim).
A tentação, em si, não é pecado. Jesus foi tentado, e não pecou – Ele enfrentou a tentação citando as Escrituras. Ele dizia: “Está escrito...” Mt. 4.1-11
No entanto, se a tentação não for encarada de modo responsável, pode levar ao pecado. (Ex. passarinho voar sobre a cabeça)
É preciso compreender o que é a tentação, conhecer a sua origem e os meios para se livrar dela.
E é a Palavra de Deus que nos dá todas essas informações e orientações.

Vamos conhecer, primeiramente o que a Bíblia diz sobre:
AS FONTES DA TENTAÇÃO
Satanás (hebr. adversário, o que planeja o mal contra o outro) ou diabo (acusador; intrigante)
Mt. 4.1; 1 Crô. 21.1; Jo. 13.2; 1 Tes. 3.5 – Esses textos mostram que a ocupação do diabo é a tentação, e ele é ousado.
Ele tenta a todos. Chegou a tentar o próprio Senhor Jesus.
Alguns quando são tentados, pensam que já pecaram; outros tratam a tentação com indiferença e acabam caindo na armadilha do diabo. Lc. 22.31, 54-62; 1 Pe. 5.8
A carne
Quando o pecado entrou no mundo, o homem herdou uma natureza corrompida, que se opõe a Deus e está inclinada para o mal.
No Novo Testamento essa natureza é chamada de “carne”. É a tendência humana de satisfazer seus desejos de forma contrária à vontade de Deus. – Gl. 5.16-21
Quando uma pessoa se entrega a Cristo ela nasce de novo, e recebe uma nova natureza que entra em conflito com a velha (2 Co. 5.17; Gl. 5.17)
A vida cristã é uma batalha, não física, mas espiritual – Ef. 6.12. Mas em Cristo, nós somos vencedores. Gl. 5.24
O mundo
Aqui não se trata do mundo geograficamente, mas no seu sentido moral.
Deus não nos chama a fugir do mundo como um lugar, mas a evitar o mundanismo como um sistema de crença e fidelidade. 1 Jo. 2.15, Tg. 4.4
O mundo tenta nos seduzir, tentando levar-nos a nos envergonhar de ser crente, a pensar e a fazer o que todos pensam, e fazem, e acham que tudo é bom, tudo está certo e tudo é normal.
Qual o caminho para vencermos a tentação?

O CAMINHO PARA A VITÓRIA
 A vitória sobre as forças espirituais do mal vem quando estamos revestidos de “toda a armadura de DeusEf. 6.11-18
Vestidos com a armadura de Deus, a Bíblia nos diz para resistir “ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg. 4.7).
Porém, de nós mesmos não temos forças para vencer o diabo. A Bíblia ensina que a vitória sobre o mal foi conquistada por Jesus Cristo na cruz – Col. 2.15. É preciso pedir a Deus que “nos livre do malMt. 6.13
Para vencer a carne a Bíblia nos instrui a não satisfazer os seus desejos, mas fazê-la morrer. – Gl. 5.16, 24; Col. 3.5
Esse é um processo doloroso, que deve ser impiedoso e decisivo. Ou seja, Se você tiver “compaixão” de certos pecados em sua vida, não conseguirá vencê-los.
Para vencer o mundo
1 Jo. 2.15
O amor envolve sentimento e comportamento. A dedicação é que vai mostrar quanto eu amo.
Se priorizo o tempo para  as coisas do mundo, é sinal que o amor ao mundo está sendo maior que o amor a Deus.
A solução não é sair do mundo, e sim rejeitar as suas influências.
Lembre-se: o mundo pode nos tentar, a carne pode nos tentar, o diabo pode nos tentar. Mas somos nós mesmos quem tomamos a decisão de pecar ou não pecar. E para isso contamos com a força de nosso Senhor Jesus, que na cruz já conquistou a vitória por nós.

Que Deus nos ajude. Amém.


Estudo baseado em Começando a vida cristã. Ed. Cristã Evangélica.


Nenhum comentário: