terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como viver minha nova vida?



A Bíblia diz em 1 Co 5.17 que, quando recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, recebemos uma nova vida, somos novas criaturas, “tudo se fez novo” em nós.
Mas, o que isso quer dizer na prática? O que foi que aconteceu comigo e com você? Temos que mudar de vida? Como devemos viver daqui para frente?
Nosso modo de vida tem que condizer com a nossa fé. Se você entregou sua vida a Cristo, precisa andar de modo digno dEle. (Ef. 4.1). Como nova criatura que é, deve andar em novidade de vida (Ef. 4.17-24). Para isso, Deus providenciou todos os recursos necessários para o fortalecimento da sua vida espiritual: o Espírito Santo, as Escrituras Sagradas, a oração, a igreja, a família cristã.

Hoje, usaremos o recurso das Escrituras para aprendermos juntos, com o Pai, a andar em novidade de vida. E o que aprendemos na Palavra de Deus é que existem três princípios básicos que orientam o todo o nosso viver cristão.

O primeiro princípio é:

RENOVE A SUA MENTE

“[...] mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” (Rm 12:2).

O apóstolo Paulo tinha como razão principal da sua vida o viver para Cristo (Fp 1:21) e desejava, ardentemente, que todo crente vivesse a excelência da vida cristã, um andar digno do Evangelho de Jesus (Ef4: 1; Fp 1:27).

A mente é o intelecto, o entendimento, o pensamento, e é com ela que você crê e serve a Deus. Em seu estado natural, sua mente era corrompida, carnal e pecaminosa (Cl 2:18). No seu novo viver, deve pensar corretamente buscando as coisas de Deus (Cl 3: 1). Agora, cumpre a você adaptar-se a uma nova atitude mental (Ef4:13), dedicando sua mente às coisas espirituais (Rm 12:2), e então irá experimentar um poder transformador.
“Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”, diz Paulo (Cl 3:2). Isso é buscar a santificação, é o separar-se para Deus.

Abra a sua Bíblia em Filipenses 4:8 e conheça os princípios éticos da santidade. Esse é o pensar de uma mente renovada.

O seu ideal deve ser compartilhar a mente de Cristo (1Co 2:16). Você foi salvo para ser conforme a imagem de Jesus (Rm 8:29).
Experimente uma nova mente e um novo viver. Renove a sua mente!

Vejamos agora o segundo princípio para viver, na prática,, nossa nova vida:

II – CONSAGRE O SEU CORPO

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que esta em que está em vós...? Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Co 6:19-20).

Conforme 1 Co. 6.12-20, no seu novo nascimento, você foi formado outra vez. Todo bebê precisa crescer, e é isso o que você tem que fazer: crescer, santificar-se para Deus.

A santificação é uma ação contínua que Deus opera em você, através do Espírito Santo. Não é mera aparência, é uma real transformação: "E assim, se alguém esta' em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5:17).
O seu corpo é habitação do Espírito Santo e, por isso, não pode ser entregue às práticas pecaminosas. O Espírito não pode residir num ambiente sujo e poluído. Ele requer que você se separe do mal (1 Co 6219-20). Agora, você é de Deus por direito de criação, de redenção, de possessão, da obra expiatória de Jesus, da habitação do Espírito Santo. O seu “eu” inteiro pertence a Ele e, por isso, o seu corpo não pode ser usado para maus propósitos.
Sabe quando um estabelecimento muda de dono e expõe uma faixa: "sob nova direção”? É isso mesmo, a sua direção está nas mãos do Senhor Jesus! Reconheça o senhorio de Cristo sobre a sua vida e viva para Ele. Glorifique a Deus, consagrando a Ele o seu corpo!

E, por fim, vão ver o terceiro princípio que orienta nosso viver, como filhos de Deus:

III - CONTROLE A SUA LÍNGUA

“Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade... " (Tg 3:6).
“Falar é prata, calar é ouro", diz o ditado popular. Tiago escreve sobre esse assunto no capítulo 3 de sua epístola. Ele convoca você a controlar a sua língua, um "mal incontido, carregado de veneno mortífero(Tg 3:8).

Jesus já havia feito essa advertência (Mt 12.34-37; Mc 7.20-23). Ele também via na língua um grande perigo e Se preocupava com o emprego indevido das palavras.

A língua é um órgão bem pequeno, mas é traiçoeira e difícil de ser controlada; facilmente você cai no pecado da mentira, da maledicência, da calúnia, do juízo indevido, da injustiça, das palavras torpes. É uma faca de dois gumes. De forma abençoada você pode usar sua língua, transmitindo graça a quem você se dirige! De forma perversa você pode usá-la, destruindo vidas com fofocas! Jesus comparou esse mal ao pecado do homicídio. A língua mata!

Abra a sua Bíblia para conferirmos os textos de: Mateus 5.21-22; 12.34-37; Efésios 4.29,31; Colossenses 3.8-9.

Para evitar o uso impróprio da língua, antes de falar, faça sua palavra passar por três peneiras.
Peneira da verdade: “Ê verdade o que vou falar?”
Peneira da necessidade: “É necessário que eu fale?”
Peneira da edificação: "O que vou falar servirá de edificação?”.

Se a sua palavra ficar presa em alguma peneira, guarde-a para si; se passar facilmente pelas três, fale sem medo de errar.

Devemos tomar cuidado com o que falamos! Jesus disse que prestaremos contas de toda palavra que proferirmos (Mt 12:36). Diz George Herbert: "Falar sem pensar é atirar sem apontar”. Use sua língua para abençoar alguém, nunca para amaldiçoar (Tg 328-13). Faça bom uso da língua e seja uma bênção na sua casa, na sua igreja, no seu trabalho, na sua comunidade. Controle a sua língua! E “a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém” (Gl 6: 18).


E agora? Após meditarmos na Palavra de Deus, você concluiu que tem que mudar de vida? Como você deve viver daqui para frente?

Lembre-se:

Você tem um novo viver e precisa andar de modo digno de Cristo.
No seu novo viver, sua mente precisa ser renovada.
No seu novo viver, o seu corpo precisa ser consagrado a Deus.
No seu novo viver, sua língua precisa ser controlada.

Que Deus nos capacite diariamente a viver a nova vida que Ele nos deu, por meio do Espírito Santo, das Escrituras Sagradas, da oração, da igreja e da família cristã. 


Baseado em Começando a vida Cristã. Ed. Cristã Evangélica

Nenhum comentário: