sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A que seu coração se compara?

Você já teve a experiência de plantar alguma coisa? Como é bom quando plantamos a semente de uma fruta, de um legume ou de qualquer outro vegetal que gostamos, e a vemos crescer e dar frutos, não é mesmo? Pois o nosso Deus também se alegra quando a Palavra dele é plantada e frutifica em nosso coração. 
"Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: —Escutem! Certo homem saiu para semear (...)".
Meditando nesta parábola contada por Jesus podemos chegar claramente à conclusão de que a Palavra de Deus, quando plantada em terra fértil produz muitos frutos! Partindo desta conclusão, gostaria de fazer-lhe uma pergunta: Qual tem sido o resultado ou o fruto que a Palavra de Deus tem produzido em teu coração?
Para que você responda a esta questão sugiro que reflita primeiramente sobre o tipo de “terra” a que se compara o seu coração.

Será que seu coração se compara à terra da beira do caminho? "Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo" v. 4.
A terra à beira do caminho é aquela que aceita tudo. Qualquer um que passa por ela joga alguma coisa; todos têm acesso a ela.
Essa terra pode ser comparada a um coração que está exposto a tudo, inclusive às vãs filosofias de vida, coisas que não tem como fundamento a Bíblia Sagrada.
É uma terra batida; dura. É comparada ao coração que recebe a boa semente, mas não a deixa penetrar. Não sente atração nenhuma pela mensagem do Evangelho. Então o Maligno vem com seus enganos, e arrebata o que foi semeado neste coração.

Talvez seu coração se compare a um solo rochoso "Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda" v. 5
O solo rochoso é aquele que não permite à raiz da planta ter profundidade. Sua característica é a superficialidade. Não resiste às intempéries, aos maus tempos! O falso “calor” da emoção cria de imediato uma expressão de intensa religiosidade, mas essa falsa expressão mantém por pouco tempo seu entusiasmo. Logo a alegria desaparece, a intensidade do interesse diminui, até se acabar.
Este coração sente atração imediata pela mensagem bíblica, mas de modo superficial. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa desta mensagem, logo a abandona!

Pode ser que o seu coração se compare ainda à uma terra cheia de espinhos "Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas". v. 7
Este é o tipo de terra em que as ervas daninhas e os espinhos não permitem o aparecimento de fruto abundante. Ela pode ser comparada a um coração que se deixa sufocar pelas preocupações desta vida, pelo engano das riquezas. Se compara a uma pessoa que recebe a Palavra com sinceridade e boa intenção, mas preenche sua vida com diversos cuidados do mundo, com o conforto pessoal, a prosperidade, com o prestígio entre os homens e com sua posição social, a ponto da verdadeira prática da vida espiritual tornar-se simplesmente impossível.
O coração repleto de interesses materiais dificilmente pode manter a busca material e espiritual ao mesmo tempo, e obter êxito em ambas as coisas (Mt. 6.:24).

Mas, seu coração pode e deve ser comparado à boa terra "Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um" v. 8.
Esta terra pode ser comparada à pessoa que ouve a Palavra de Deus, compreende, guarda e também a coloca em prática em sua vida. Seu espírito reconhece as implicações se seguir a Jesus. Sabe que não deve esperar somente sofrimentos, mas também a glória que esta vida em comunhão com Jesus finalmente lhe proporcionará.

A comunhão com Deus, por meio do Espírito Santo fornece a luz do sol, a umidade e todos os elementos necessários ao seu desenvolvimento (assim como a semente lançada no solo). A planta cresce, lança raízes profundas, forma folhas e produz frutos doces, em grande produção. O texto fala de colheita de cem, sessenta e trinta por um, que significa os diferentes níveis de fertilidade, ou seja, a planta dará cada vez mais fruto, à medida que a boa semente que é a Palavra de Deus, achar mais facilidade e condição para se enraizar, profundamente.
Através desta reflexão podemos concluir que quando Deus planta a sua Palavra em nós, Ele espera colher bons resultados. Para isso é necessário que preparemos a terra de nosso coração como está escrito em Jr. 4:3: Por que assim diz o Senhor: (...): Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos”.

Peça a Deus para tirar todo espinho do seu coração.Que a cada dia, nosso desafio seja estar lavrando e arando a terra de nosso coração, ou seja, estar buscando ao Senhor, para que toda palavra que ele semear em nosso coração possa ser colocada em prática. E assim, então, veremos os frutos brotarem de nós a trinta, sessenta e a cem por um, para a glória do Senhor!

Um comentário:

Eneiva disse...

Marga,
Que o Senhor nos conceda toda a sabedoria e coragem necessárias para arrancarmos, de uma vez por todas, os espinhos que atrapalham o nosso crescimento e frutificação espiritual!
Essa palavra sempre fala muito forte ao meu coração!!!
Deus te abençõe!!!
Beijos