quinta-feira, 17 de março de 2011

Sinceramente, você confia?!


Meditar nas experiências de Davi sempre nos ensina grandes lições, pois ele foi um homem que expunha seus problemas e suas fraquezas sem reserva, diante da presença de Deus. Ele podia estar vivendo as mais complicadas situações, mas nunca deixava de levá-las ao Senhor e buscar nele o socorro e a orientação. Esta postura de Davi se revela também no salmo 31.

Em ti, Senhor, me refugio; nunca permitas que eu seja humilhado; livra-me pela tua justiça. Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar. Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.
Salmo 31:1-3

Davi teve um intenso diálogo com Deus a respeito da situação angustiante que estava vivendo. Já nos primeiros versículos do salmo 31 ele pede que o Senhor intervenha em seus problemas. Ele ora ao Senhor dizendo: “Livra-me... Inclina-me os teus ouvidos, seja o meu castelo forte.”

Davi expressa estas palavras com grande urgência. Isso demonstra a massiva opressão que ele estava enfrentando! Ele ainda enfatiza sua súplica com a palavra “depressa”. Davi suplicou pela intervenção de Deus, porque sozinho não conseguia mais ver nem trilhar seu caminho.
Ele pediu que Deus inclinasse Seu ouvido a ele, que ouvisse o seu clamor, e o libertasse do laço que lhe haviam armado. “Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado: livra-me por tua justiça.”

A forma como Davi invoca a Deus neste salmo revela que ele estava no fundo do poço “e que não tinha mais razão alguma para ser auto-suficiente. Ele reconheceu que nada mais lhe restava, senão confiar no Senhor; que não havia mais ninguém que podia ajudá-lo, senão somente o Senhor” (B. Peters).  Ele disse: “Senhor, em ti me refugio”.

Existe uma diferença quando alguém diz isto sem estar passando por dificuldade alguma, e quando está passando por um vale escuro.
Somos rápidos em dizer: “Senhor, confio em ti.” Mas, será que conseguimos dizer estas palavras com sinceridade quando as pessoas nos abandonam ou quando somos esquecidos ou caluniados como Davi? (v. 11 e 13)

Se realmente confiamos em Deus, reconhecemos que os seus caminhos para conosco são bons e justos!
Saiba de uma coisa amigo(a): ainda que o chão trema sob nossos pés, nunca cairemos mais fundo do que a mão protetora de Deus possa nos alcançar!

Escrevi um poema sobre esse tema. Quer ler? Clique aqui

Fonte: Com Deus

Nenhum comentário: