quarta-feira, 7 de março de 2012

Os olhos do coração


"Ouçam! O semeador saiu a semear”.
Marcos 4:3

A parábola que Jesus contou, está emoldurada pelo seu pedido de ouvir com atenção (v. 3 e 9). No Oriente, quando uma pessoa queria falar para outra algo muito importante, que deveria ser ouvido com atenção, o ouvido, então coberto pelo turbante ou véu, tinha que ser “aberto”. Aquele que permitia que o véu ou turbante fossem afastados demonstrava completa disposição para ouvir.

“O Senhor...desperta,me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos. O Senhor abriu os ouvidos e eu não fui rebelde, não me retrai” (Is. 50.4 e 5). O ouvir é seguido pelo ver. “Eis que saiu o semeador a semear.” Trata-se aqui da nossa capacidade interior de ver; dos olhos do coração, com os quais contemplamos Jesus, o grande Semeador da Palavra de Deus. “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas.”

Observemos o Semeador da parábola! Ele semeia, semeia e semeia – conforme a prática de cultivo agrário da época de Jesus. Naquela época, era comum primeiro semear, a fim de que cada pedacinho de terra fosse aproveitado e então arado. Somente ao arar é que a real qualidade do solo era revelada.  O solo pode ser duro, pedregoso, cheio de espinhos ou bom. Isto estava claro para os ouvintes. Mas, será que eles compreenderam que Jesus estava falando da condição de seus corações? Cada um traz dentro de si estas quatro qualidades de solo.

Tudo depende do tipo de solo em que a Palavra de Deus cai em nós. Trata-se de dar ouvidos a Jesus, para que a sua palavra possa criar raízes profundas, produzindo em abundância. “Ò terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor”. (Jr. 22.29)

Fonte: Com Deus

Nenhum comentário: