segunda-feira, 15 de abril de 2013

Seus olhos são bons ou maus?



 Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!
Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
 Mt. 6.22-24


Após falar a respeito da diferença entre os dois tesouros, da terra e do céu, Jesus fala da nossa visão.
Nossa visão, conforme Jesus, é a capacidade de discernir o que é de valor e eterno do que não tem valor e é passageiro. Ela determinará a direção e a qualidade de toda a nossa vida.
Essa descrição da função dos olhos foi uma ilustração que Jesus usou para indicar a maneira pela qual encaramos as coisas. E, de acordo com Jesus, há somente duas maneiras para olharmos para tudo quanto existe neste mundo, uma boa e uma má.

SE OS TEUS OLHOS FOREM BONS, TODO O TEU CORPO TERÁ LUZ [...]; (Mt. 6.22)
Jesus começa falando de olhos bons. Os olhos do indivíduo espiritual, que enxerga as coisas conforme elas realmente são, sem qualquer visão dupla. Esses olhos são claros e veem as coisas com normalidade.
Podemos comparar aqui uma pessoa cega com uma que enxerga. Quem tem visão dará ao seu corpo boa direção.
A boa visão conduzirá sua vida no bom caminho. Você não tropeçará, a caminhada será mais rápida, segura e com objetivo. Jo. 11.9

SE, PORÉM, OS TEUS OLHOS FOREM MAUS, O TEU CORPO SERÁ TENEBROSO. (Mt. 6.23)
Jesus também fala de outros olhos, que denominou olhos maus, os quais têm uma espécie de dupla visão; são olhos embaçados. Nessa visão há pontos nebulosos e opacos, e quem é dotado desse tipo de olhos não consegue distinguir bem as coisas.
Esses são os olhos maus porque são cheios de cobiças e ambições desenfreadas.
A pessoa que não consegue perceber a diferença entre os dois tesouros, porque a visão não é boa, terá uma vida mal direcionada e não alcançará o verdadeiro tesouro. João 12.35
Em que você está fixando os olhos?
É preciso olhar a vida com os olhos de Deus para enxergar seu verdadeiro valor!

SE, PORTANTO, A LUZ QUE EM TI HÁ SÃO TREVAS, QUÃO GRANDES SERÃO TAIS TREVAS! (Mt. 6.23)
A pessoa que pensa que é piedosa somente porque fala a respeito de Deus, porque afirma acreditar em Deus, que frequenta algum lugar de adoração ocasionalmente, mas que, na realidade, está vivendo para determinadas coisas terrenas – quão densas são as trevas em que essa pessoa está vivendo!
Ainda tratando sobre o mesmo assunto, Jesus passa agora a usar outra ilustração:

OS DOIS SENHORES: DEUS X RIQUEZAS (Mt. 6.24)
O cristão está em busca do tesouro do céu, com seus olhos firmes nele, e por isso não pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Jesus não permite duplicidade. É um “SENHOR” ou o outro.
Por trás dessa palavra, “SENHOR”, está a figura de escravo e dono de escravo. "Pode-se trabalhar para dois empregadores, mas nenhum escravo pode ser propriedade de dois senhores. Ter um só dono e prestar serviço de tempo integral é da essência da escravidão" (McNeile).
"O acúmulo de riquezas é uma ocupação tão absorvente que, mais cedo ou mais tarde, o dinheiro escraviza as suas vítimas e as leva a desprezarem a Deus" (R.V.G. Tasker). Pv. 11.28
Jesus não proíbe o cristão de ser rico, mas sim de entregar seu coração à riqueza, pois seu coração já pertence a Deus!  Sendo assim o cristão deve estar em tempo integral a serviço de Jesus Cristo, o Senhor.

A quem você está servindo? Essa é a pergunta que se impõe, pois você terá de estar servindo a Deus ou às riquezas.
O mero fato de que acreditamos em Deus e que o chamamos de “Senhor, Senhor”, não serve de prova conclusiva de que o estamos servindo, e sim nossa entrega total e alegre a Ele.
Ore ao Senhor como Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. 
Salmos 139.23-24

Que Deus nos ajude a mantermos ou olhos fixos Nele e o coração totalmente entregue a Ele. Amém.

Referência:
JONES, D. M. Lloyd.  Estudos no Sermão do Monte. SP: Ed. Fiel, 1984.

Nenhum comentário: